Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz mostrará edição limitada da Sprinter na Fenatran

Transportes | 14/08/2017 | 13h29

Mercedes-Benz mostrará edição limitada da Sprinter na Fenatran

Série comemorativa de 20 anos terá só 20 unidades para venda no Brasil

SUELI REIS, AB | Do Rio de Janeiro (RJ)

Há 20 anos desembarcava no mercado brasileiro a Mercedes-Benz Sprinter e para comemorar a presença no Brasil, a montadora lançará uma série limitada de apenas 20 unidades durante a Fenatran deste ano, que acontece entre 16 a 20 de outubro no São Paulo Expo. Fabricada na Argentina, em Virrey del Pino, na capital Buenos Aires, a edição especial disponível nas versões van de passageiros, furgão e chassi-cabine, traz de série itens que são oferecidos como opcionais, o que elevam seus preços entre 5% e 7% dos valores sugeridos, ficando entre R$ 127 mil e R$ 208 mil (veja lista completa de preços abaixo).

A Sprinter comemorativa traz assistente de partida em rampa, alarme anti-furto, câmera de ré, grade cromada, volante multifuncional e para-choques, protetor lateral e espelho retrovisor na cor do veículo, além de uma identificação adesiva de 20 anos não numerada.

“Nestes 20 anos, foram mais de 127 mil unidades vendidas no Brasil”, informa o diretor de vendas e marketing de vans da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez. “São mais de 3,3 milhões de Sprinter vendidas em todo o mundo, sendo o Brasil o quinto maior, mercado”, completa, acrescentando que o lote comemorativo não deve mesmo passar das 20 unidades.

Atuante no segmento de comercial leve de passageiros e de carga de 3,5 a 5 toneladas, a Sprinter se consolidou como um dos principais produtos deste mercado, ganhando participação expressiva, que chegou a 40% entre 2003 e 2004. Os números mostram que de 2012 a 2016, o modelo estendeu sua fatia em mais de 10 pontos porcentuais, passando de 14,9% em 2012 (mercado total: 39,2 mil unidades) para 24,5% em 2016, quando as vendas do segmento fecharam em pouco mais de 18 mil veículos.

Segundo Ferrarez, no acumulado deste ano até julho, a Sprinter conta com 32,9% de participação em um mercado de 9,7 mil veículos. “Este é o nosso melhor patamar de mercado, considerando as vendas a partir de 2012, quando lançamos aqui no Brasil a segunda geração da Sprinter”, comenta.

Os números mostram que a briga tem sido bastante acirrada com a Renault Master, líder do mercado com 36% no acumulado do ano, com 300 unidades a mais. “Mas em agosto já atingimos os 40%”, revela. Demais concorrentes não chegam tão perto, como Iveco Daily, com 12,7%, e Fiat Ducato, com 12,5%.

“Não brigamos por preço, mas por diferencial e entendemos que nossa estratégia é correta”, defende Ferrarez, assegurando que a Sprinter possui mais itens de conforto e segurança, além de sua flexibilidade com as 60 opções possíveis de configuração. “Só o pacote de segurança conta com 25 funções ativas e passivas”, completa a gerente de produtos vans, Ana Paula Teixeira. “Como novidade, a Mercedes-Benz passa a equipar 100% das versões da Sprinter com o assistente de vento lateral”. O sistema, lançado no ano passado e denominado crosswind assist, que estreou no Brasil com o Vito, reduz o efeito dos ventos laterais, aplicando automaticamente o freio nas rodas no lado onde bate a rajada, evitando que o veículo se desvie, mantendo-o em sua rota. É ativado a partir de 80 km/h.

De acordo com Ferrarez, há muitas oportunidades de mercado que a Mercedes-Benz está focada para o segmento de vans. “Há planos de crescimento porque há nichos em diferentes regiões”, observa. No de ambulâncias, por exemplo, a montadora venceu uma licitação para entregar 800 unidades para o Samu, cujo primeiro lote de 220 unidades será entregue em setembro.

Ele conta que em São Paulo, por exemplo, o e-commerce, o setor de ambulâncias, transporte escolar, food trucks, pet trucks e outros negócios do tipo móvel estão alavancando o mercado. “Em São Paulo, iniciamos 2016 com market share de 19% até fechar o ano com 21%; agora estamos com 24,4%, lembrando que há uma briga pesada no preço”, afirma.

Há outros nichos para explorar, como o transporte de turismo, que é referência na região Nordeste, bem como no Rio de Janeiro. “Aqui [Rio de Janeiro] é o nosso maior mercado em termos de participação: 57% das vendas de vans são de Sprinter”, revela.

O trabalho da Sprinter é todo feito por meio das vans centers, uma rede dedicada que conta com sete pontos em todo o Brasil: São Paulo (1), Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (2) e Paraná (1), sendo que as de São Paulo e Curitiba (PR) são no formato de lojas próprias, enquanto as demais funcionam em anexos junto a concessionárias de caminhões.

“A partir de agora, os clientes podem contar em nossa rede com uma nova ferramenta que calcula o TCO (Custo Operacional Total), que simula o custo e os possíveis ganhos, dadas as condições de cada operação”, afirma o gerente de pós-venda, peças e serviços de vans, Fernando Quadrelli.

Os preços da Sprinter 20 anos série limitada a 20 unidades são:

Chassi cabine: R$ 127 mil
Furgão Street: R$ 148 mil
Van 15 lugares: R$ 186 mil
Van 20 lugares: R$ 208 mil.



Tags: Mercedes-Benz, Sprinter, van, Fenatran, edição limitada 20 anos.

Comentários

  • Lourdes Auxiliadora Costa

    Mercedes-Benz. Inovação sempre. Parabéns!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência