Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 07/08/2017 | 16h36

Suspensys completa 20 anos de operação

Divisão da Randon produz eixos e suspensões para veículos pesados

REDAÇÃO AB

A Suspensys completa este mês 20 anos de operação. Com sede em Caxias do Sul (RS), a fabricante de eixos, cubos e tambores de roda e suspensões para veículos comerciais pesados foi inaugurada em 1997 como uma unidade complementar das Empresas Randon, inicialmente para fornecer componentes às carretas fabricadas pela divisão Randon Implementos. Em 2002, o grupo gaúcho assinou acordo de sociedade com a multinacional americana ArvinMeritor, hoje Meritor, especialista em eixos trativos, para combinar tecnologias e ampliar negócios. Com os investimentos da joint venture, em 2003 a Suspensys passou a operar em planta industrial própria, com diversificação crescente de produtos e clientes.

Em 2013 o grupo Randon reassumiu o controle da unidade, que hoje conta com capacidade instalada de 138 mil suspensões e eixos e duas fábricas – além de Caxias do Sul, também foi aberta em 2013 uma unidade em Resende (RJ), que atende à demanda da vizinha MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen.

Os anos de associação com a Meritor ajudaram a sustentar o avanço da Suspensys no mercado nacional e internacional, com negócios concentrados na América do Sul, especialmente na Argentina, onde em 2010 implantou unidade de montagem de eixos em parceria com a Fras-le (fabricante de pastilhas e lonas de freios das Empresas Randon), além de países como Colômbia, Chile e Uruguai, mas com presença também na Europa, América do Norte, Ásia e África. As exportações representam 4% da produção e 7% vão para o mercado de reposição.

“Somos uma empresa de soluções em engenharia aplicada ao transporte de carga”, define o diretor Esdânio Nilton Pereira. Atualmente a Suspensys tem 45 projetos em andamento, mais de 75% deles destinados às montadoras nacionais de caminhões, ônibus e de implementos rodoviários. Entre os mais relevantes nos últimos anos, em 2016 a empresa desenvolveu seu primeiro projeto de suspensão a ar.



Tags: Sispensys, Empresas Randon, Meritor, eixos, suspensão, autopeças.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência