NOTÍCIAS
04/08/2017 | 16h44

Indústria

Produção de veículos dá salto de 22,4% até julho

Anfavea acredita que resultado do ano pode superar a expectativa


GIOVANNA RIATO, AB

A produção de veículos segue se fortalecendo, ainda que o mercado interno não tenha apresentado evolução consistente recentemente. De janeiro a julho saíram das fábricas brasileiras 1,48 milhão de veículos leves e pesados, com expansão de 22,4% na comparação com igual intervalo de 2016. As informações são da Anfavea, entidade que representa os fabricantes do setor. “Projetamos chegar ao fim do ano com a produção de 2,6 milhões de unidades. Não planejamos revisar este número, mas espero errar e alcançar resultado ainda maior”, admite Antonio Megale, presidente da associação.

Os resultados do acumulado dos sete meses do ano indicam que a ambição é realizável. Os dados isolados de julho apontam para produção de 224,7 mil veículos, com alta de 5,9% na comparação com junho e de 17,9% sobre o resultado de um ano atrás. Ao longo do ano, houve aumento em todos os segmentos. Foram fabricados 1,43 milhão de veículos leves, com expansão de 22,6%. Entre os caminhões, saíram 43,2 mil unidades das linhas de montagem, com alta de 19%. Já a produção de ônibus avançou 12,9% de janeiro a julho, para 12,2 mil chassis.

-Veja aqui os dados da Anfavea
-Veja aqui outros dados da indústria
-Veja outras estatísticas em AB Inteligência

OCIOSIDADE SEGUE ELEVADA

O bom ritmo de recuperação da produção de veículos não resolveu a persistente ociosidade nas fábricas de veículos. A Anfavea calcula que, no começo do ano, 54% da capacidade instalada estava sem utilização, índice que caiu para 49% atualmente - um patamar ainda elevado. “Se imaginarmos que a indústria brasileira tem potencial para fazer quase 5 milhões de veículos, vemos que perto da metade disso vai seguir sem ocupação com a produção prevista para este ano”, calcula Megale. O problema segue maior para as fabricantes de veículos pesados, que ainda enfrentam ociosidade superior a 70%.

O mercado interno contribuiu pouco para o aumento do ritmo das fábricas este ano. Algo que pode mudar entre agosto e o fim do ano, que são meses tradicionalmente mais fortes em volume de emplacamentos. O maior estímulo para o aumento da produção veio das exportações, que somaram 439,5 mil unidades até julho, um recorde para o período.

Em paralelo, ainda que o mercado nacional tenha encolhido, diminuiu a participação dos carros importados nas vendas para apenas 11% nos sete meses do ano, dando mais espaço para os modelos feitos aqui. Este índice era de 13,3% em 2017 e de 17,6% em 2014. “Com o fim do Inovar-Auto e, consequentemente, do adicional de 30 pontos no IPI feitos fora do Brasil, a presença dos importados nas vendas deve aumentar gradualmente a partir do ano que vem. Um patamar saudável está entre 15% e 20%”, estima Megale, reconhecendo que há certa artificialidade no número atual.

ESTOQUES E EMPREGOS ESTÁVEIS

O nível de estoques teve redução sensível de 1% em números absolutos para 217,7 mil veículos armazenados entre as concessionárias e os pátios das fábricas, o equivalente a 36 dias de vendas no patamar registrado em julho. A variação é parecida com a do número de empregos nas montadoras, que sofreu redução de 1,3% para 125,1 mil pessoas. Deste total, 12,1 mil funcionários passam atualmente por algum regime de afastamento de sua jornada normal de trabalho: 3,2 mil deles em layoff, a suspensão temporária do contrato, e 8,9 mil no PSE (Programa de Sustentação do Emprego).

O número de pessoas em regime de redução da jornada, no entanto, está em queda. Em junho ele chegava a 12,5 mil trabalhadores. Gradualmente as montadoras começam a retomar a produção. MAN e Volkswagen, por exemplo, já saíram do PSE.

Assista abaixo entrevista exclusiva de Antonio Megale à ABTV:


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 18/10/2017
Medidas simples e novos estudos ajudam na redução de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
AUTOINFORME | 19/10/2017
Hyundai produz em Ulsan 1,5 milhão de carros por ano
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro