Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 02/08/2017 | 18h34

Ford chega a 3 milhões produzidos em Camaçari

Fábrica monta atualmente os modelos Ka, Ka+ e o novo EcoSport

REDAÇÃO AB

A fábrica da Ford em Camaçari (BA) acaba de alcançar os 3 milhões de veículos produzidos desde sua inauguração, em outubro de 2001. Com capacidade para 250 mil carros por ano, a unidade que hoje trabalha em três turnos monta atualmente os modelos Ka (hatch), Ka+ (sedã) e o novo EcoSport 2018, lançado recentemente. Além de abastecer o mercado interno, a produção baiana da Ford destina 30% de seu volume para as exportações.

“Este é um grande momento da fábrica de Camaçari”, diz o gerente da unidade, Silvio Illi. “Estamos operando com capacidade máxima, com o sucesso do Ka e a chegada do novo EcoSport. Trata-se de um dos maiores programas de desenvolvimento de veículos já realizados pela Ford, liderado pelo Brasil junto com outros centros de engenharia da marca no mundo.”

A fábrica de Camaçari, a primeira de montadora instalada na região Nordeste, começou sua operação produzindo a picape Courier e logo depois o Fiesta Rocam. A partir de 2003, começou a montar o EcoSport e desde 2014 produz a geração atual do Ka, fazendo com que o New Fiesta fosse transferido para a unidade paulista, em São Bernardo do Campo.

O complexo conta com fornecedores locais, além de uma fábrica de motores, hoje responsável pela produção do motor 1.0 de três cilindros que equipa a linha Ka.

“O impacto da Ford na região foi muito significativo nestes 15 anos. Houve muitas mudanças positivas no entorno de Camaçari, com a atração de empresas e melhorias na infraestrutura que beneficiam todos os setores de atividade”, completa Illi.

A fábrica gera atualmente cerca de 7,6 mil postos de trabalho direto, dos quais 70% da Ford e o restante dos quase 20 fornecedores instalados no local. Todo o Polo Industrial de Camaçari emprega 15 mil pessoas diretamente. O complexo da Ford também representou a transferência de tecnologia para a região: é sede do centro de desenvolvimento do produto da América do Sul, um dos oito da Ford no mundo, com equipes de engenharia e design com recursos avançados para a criação, certificação e homologação de automóveis, picapes, utilitários e caminhões.

Para receber o novo EcoSport a unidade recebeu importantes investimentos na linha de montagem, que incluíram a instalação de 22 novos robôs na área da carroceria e um sistema a laser de altíssima precisão para a furação da parte dianteira do veículo. Foram feitas também mudanças na logística interna e instalados novos manipuladores pneumáticos e sistemas de controle na linha de montagem.



Tags: Ford, produção, 3 milhões, Camaçari, fábrica, Ka, Ka+, Ecosport.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência