NOTÍCIAS
01/08/2017 | 19h38

Mercado

Vendas diárias de carros caem 6% em julho

Mas mercado mantém regularidade, com pequeno crescimento de 3,9% no ano


JOEL LEITE, PARA AB

As vendas de 178,8 mil veículos leves em julho, entre automóveis e comerciais leves, revelam queda de 5,5% em relação a junho, com 189,2 mil unidades emplacadas, e um pequeno crescimento de 2,3% sobre julho do ano passado, quando foram licenciados pouco mais de 174,7 mil. Os números indicam que o mercado de leves atingiu certa regularidade, mas num patamar baixo: no acumulado do ano o setor registra crescimento de 3,9% na comparação anual: foram vendidos de janeiro a julho 1,17 milhão de unidades contra as 1, 12 milhão dos mesmos sete meses de 2016.

-Veja aqui os dados de julho da Fenabrave
-Veja aqui outros dados de vendas
-Veja outras estatísticas em AB Inteligência


Julho é o pior mês desde abril nas vendas totais e também nas vendas diárias: foram 8.516 carros por dia contra 9.011 no mês imediatamente anterior, queda de 6%. O melhor indicativo de como está o mercado são as vendas diárias, assim, o resultado mais relevante do setor é essa queda de 6%.

De acordo com os números da Fenabrave divulgados na terça-feira, 1º, o segmento de automóveis teve queda de 5,9% em julho no comparativo mensal de vendas: foram 151,7 mil unidades sobre as 161,1 mil de junho. Da mesma forma, os emplacamentos de comerciais leves caíram, mas em proporção menor, de 3,1%, passando de 28 mil para 27,1 mil. Já no acumulado, ambos os segmentos cresceram 4,4% e 1,25%, respectivamente, para 999,5 mil automóveis e 170,8 mil comerciais leves.

O ranking por marcas também está em boa parte consolidado, com disputas indefinidas apenas na segunda posição, entre Fiat e Volkswagen, e no quarto lugar, onde três montadoras - Hyundai, Toyota e Ford - se revezam e mantêm índices na faixa dos nove pontos porcentuais.

A GM nada de braçada na liderança: em julho, a montadora manteve boa distância das concorrentes, com 33,5 mil unidades e 18,7% de participação, enquanto a Fiat, que ficou em segundo, teve 13,8% e a Volkswagen, terceira, com 12,7%. A Hyundai é a quarta colocada com 9,6%, seguida pela Toyota com 9,4% e a Ford com 9%. Renault, Honda, Jeep e Nissan, nesta ordem, completam o ranking das dez marcas mais vendidas em julho.


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 05/12/2017
Programa incentiva uso de biocombustíveis e dá ao Brasil ferramenta para reduzir emissões

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 07/12/2017
Aumenta pressão por manter mercado protegido dos importados
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 08/12/2017
Programa de desenvolvimento do setor insiste em protecionismo
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018