NOTÍCIAS
26/07/2017 | 16h26

Eventos

“Setor automotivo precisa entender que inovação vai além de P&D”

Pieracciani diz que é um bom momento para que a indústria reveja estratégia


REDAÇÃO AB

Conteúdo apresentado por Workshop Planejamento 2018

Inovar está na lista dos principais desafios das empresas dos mais variados setores. Não é diferente entre as companhias automotivas, o problema é que muitas delas tratam o assunto da maneira errada, aponta Valter Pieracciani, diretor da Pieracciani, consultoria especializada no tema. “O setor automotivo precisa entender que inovação vai além de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e engenharia. As companhias concentram muitos esforços aí e não percebem outras oportunidades”, avalia.

Ele aponta, no entanto, que a concorrência com empresas de tecnologia e fornecedores de serviços de mobilidade começa a assustar as empresas tradicionais da cadeia produtiva, que acabam travadas sem saber como gerar inovação além da puramente tecnológica. “Esta é uma boa hora para repensar a estratégia nessa área”, diz. O consultor explica que não há receita pronta, mas o trabalho em alguns pontos pode acelerar o processo de inovação em grandes companhias. Ele enumera quatro pilares principais:

- Estratégia de inovação: contempla iniciativas internas e a inovação aberta, em colaboração com startups ou universidades. “O ponto de partida é entender o objetivo que a empresa busca ao inovar”, diz.
- Processos de inovação: aqui, aponta, é essencial estabelecer etapas e caminhos para escoar e lapidar as novas ideias e projetos, dando impulso para que eles evoluam.
- Pessoas: é essencial desbloquear a capacidade de inovação das pessoas, normalmente tão restrita pelas tarefas e pressões do dia a dia. “A inovação é humana e depende de emoção”, defende.
- Ecossistema de inovação: contempla tanto o ambiente interno da corporação quanto o relacionamento com fornecedores, clientes e startups.

“As empresas precisam se perguntar como estão em cada um destes pontos”, diz. Pieracciani reforça que o conceito atual, que faz com que startups se tornem empresas com alto valor de mercado em poucos meses ou anos, é a inovação centrada nas pessoas, com foco do cliente. Na visão dele, é esta a lição de casa das companhias da cadeia automotiva.

DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA COLETIVA PARA INOVAR

O desafio de inovar na indústria automotiva é tema do ABLab Inovação, encontro para debater e construir inteligência coletiva sobre o assunto. O evento acontece no próximo dia 22 de agosto como programação paralela do Workshop Planejamento Automotivo 2018, que Automotive Business promove em São Paulo. O debate contará com a participação de Valter Pieracciani e de Jaakko Tammela, designer especialista em inovação e em novos modelos organizacionais.

O ABLab tem vagas limitadas a um pequeno grupo de participantes do Workshop Planejamento. Interessados podem se inscrever em www.planejamento2018.com.br. O evento contará ainda com mais uma sala especial, a Cenários 2025 que contará com o consultor Paulo Cardamone para apresentar as expectativas para a indústria nacional. Já na programação principal do evento, no auditório do complexo WTC, serão abordados aspectos que as empresas precisam levar em conta ao desenhar a estratégia para o próximo ano. Entre os participantes estão representante da Anfavea, George Rugitsky, conselheiro do Sindipeças, Letícia Costa, da Prada Assessoria e muitos outros especialistas no setor automotivo.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 20/09/2017
Salão de Frankfurt mostra que evolução da mobilidade também atrai público

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 15/09/2017
É elétrico e virá em veículo autônomo
AUTOINFORME | 15/09/2017
Loja da Peugeot foi instalada em uma cabine telefônica
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes