Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 24/07/2017 | 16h22

Bosch e Mercedes-Benz testam estacionamento autônomo

Projeto piloto é lançado para funcionar em museu de montadora na Alemanha
REDAÇÃO AB

A Bosch em parceria com a Mercedes-Benz está testando um projeto piloto de estacionamento autônomo do museu da montadora em Stuttgart, na Alemanha (veja vídeo abaixo). Por meio de um aplicativo no smartphone, é possível estacionar o carro na vaga escolhida sem precisar controlar as manobras de dentro do veículo.

O serviço, que é mais um marco para a era da direção autônoma, poderá ser experimentado por visitantes do museu a partir de 2018.

“A direção autônoma estará disponível mais rápido do que muitos imaginam. O sistema de estacionamento autônomo no museu demonstra o quanto a tecnologia já está avançada”, afirma o chefe de desenvolvimento de direção autônoma e segurança ativa da Mercedes-Benz, Michael Hafner. “O uso da infraestrutura inteligente de estacionamento e a conectividade dos veículos nos permitiu fazer o estacionamento totalmente autônomo uma realidade muito antes do esperado”, o presidente da divisão de sistema de chassis da Bosch, Gerhard Steiger.

O serviço de estacionamento autônomo foi desenhado a partir da infraestrutura de estacionamento inteligente oferecida pela Bosch que trabalhou em conjunto com a tecnologia da Mercedes-Benz. Os sensores instalados na garagem monitoram o corredor e seus arredores enquanto o veículo é guiado, dessa forma o carro converte os comandos com segurança durante as manobras. Os sensores para a infraestrutura do estacionamento e a tecnologia de comunicação são fornecidas pela Bosch, enquanto a montadora ofereceu o estacionamento do museu e os veículos-piloto. Em conjunto com a Bosch, a empresa definirá a interface da infraestrutura e do veículo e fará as modificações necessárias no software e no sensor.

O lançamento será seguido por uma fase intensiva de testes. Desde o início, o projeto foi supervisionado por agências locais - autoridade administrativa regional de Sttutgart e o Ministério de Transportes do estado de Baden-Württemberg - além de especialistas da TÜV Rheinland, empresa de serviços na área de certificação, inspeção, treinamentos e gerenciamento de projetos. O objetivo é avaliar a segurança operacional da tecnologia automotiva e do estacionamento autônomo.

A expectativa da Bosch é que as autoridades regulatórias deverão emitir a aprovação final antes que o estacionamento autônomo esteja disponível para os clientes, para que eles possam utilizar o serviço já no início de 2018.



Tags: Bosch, Mercedes-Benz, direção autônoma, estacionamento autônomo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência