NOTÍCIAS
24/07/2017 | 15h03

Mercado

Acordo entre Brasil e Colômbia beneficia setor automotivo

Além de zerar alíquota de importação, haverá 100% de preferência para veículos


REDAÇÃO AB

Novo ACE beneficiará setor automotivo no Brasil a partir de maior aproximação com a Colômbia (Foto: Washington Costa/MDIC)
Ao assinar na última sexta-feira, 21, em Mendoza, na Argentina, o Acordo de Complementação Econômica (ACE) entre Mercosul e Colômbia, que aprofunda as relações comerciais entre os países envolvidos, Brasil e Colômbia possibilitarão finalmente a entrada em vigor do novo acordo que beneficiará o setor automotivo. Um modelo do acordo foi firmado entre os dois países em abril deste ano (leia aqui), mas havia nascido em outubro de 2015 (leia aqui) e até agora não tinha avançado.

É fato que ainda não há informações sobre quando exatamente o acordo vai vigorar, o que segundo o MDIC, será em breve. O ministério aponta que o novo acordo beneficiará as exportações brasileiras “porque melhora as condições de acesso do Brasil ao mercado colombiano principalmente para produtos automotivos, têxteis e siderúrgicos”, informa em nota.

Além de zerar a alíquota de importação de veículos entre os dois países, o acordo prevê a concessão de 100% de preferência para veículos dos dois países, com cotas anuais crescentes, sendo 12 mil unidades para o primeiro ano, 25 mil no segundo e 50 mil veículos a partir do terceiro ano.

“A Colômbia é um excelente mercado para os veículos fabricados no Brasil devido à proximidade geográfica. Todas as empresas instaladas no Brasil, que possui a maior indústria automotiva da América do Sul e uma das maiores do mundo, vão ser beneficiadas com o acordo com a Colômbia”, afirmou o ministro do MDIC, Marcos Pereira. Ele também frisou que o novo acordo ainda proporcionará maior agilidade nas tomadas de decisão e vai colaborar para criação de um novo cenário para as relações econômicas e comerciais na região latino-americana.

INTERCÂMBIO COMERCIAL

Em 2016, as exportações brasileiras para a Colômbia cresceram 5,7% com relação ao ano anterior, para US$ 2,23 bilhões. No mesmo período, as importações da Colômbia diminuíram 23,7%, gerando um superávit de US$ 1,32 bilhão na balança comercial entre os países.

Do total das exportações brasileiras, 88% foi de produtos manufaturados, com destaque para os automóveis, com 5,5% de participação, pneumáticos com 4,5%, produtos laminados de ferro e aço com 3,5%, veículos de carga com 2,7%, autopeças para veículos e tratores com 2,3% e motores para automóveis e suas autopeças, com 2,1%.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/08/2017
Mercado deve melhorar no segundo semestre, até por novas ações de varejo

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 18/08/2017
Empresa monta novos planos para mercados emergentes
AUTOINFORME | 17/08/2017
Gastos com veículo vão muito além da prestação
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes