Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Autopeças para pesados anotam alta de 11,4%

Aftermarket | 21/07/2017 | 12h01

Autopeças para pesados anotam alta de 11,4%

Novo estudo do Sindipeças detalha faturamento com pós-venda

REDAÇÃO AB

O faturamento das fabricantes de autopeças com itens de reposição para veículos pesados registrou alta de 11,4% no acumulado de janeiro a maio em comparação com os mesmos meses do ano passado. Para os modelos leves, porém, as empresas registraram queda de 3,6%.

Os números vêm de um estudo recente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). O novo trabalho dedicado ao mercado de reposição revela uma inversão do que ocorreu em 2016, quando o faturamento com peças para modelos leves fechou o ano com alta (de 5,8%) e o de pesados, em queda (-9,7%).

-Veja aqui o novo estudo do Sindipeças
-Veja aqui outros estudos do Sindipeças
-Veja outras estatísticas em AB Inteligência

O desempenho da reposição para pesados atingiu em maio seu melhor índice desde o último bimestre de 2015. A soma dos dois segmentos indica crescimento de 0,7% do faturamento com a reposição sobre os mesmos cinco meses de 2016.

O novo estudo consolidado pelo Sindipeças traz também, entre outras informações, a variação mensal no consumo de combustíveis (diesel, etanol e gasolina) pelo País, fluxo nas rodovias pedagiadas e dados do mercado de serviços de transporte obtidos a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).

É importante ressaltar que, por causa do método de cálculo utilizado neste estudo à parte sobre a reposição (elaborado a partir de médias móveis trimestrais), o faturamento positivo em 0,7% no acumulado até maio difere daquele divulgado pelo próprio Sindipeças (-1,3%) em seu relatório periódico em que entram vendas para reposição, para montadoras, intrassetoriais e exportações (veja aqui).



Tags: Autopeças, Sindipeças, faturamento, montadoras, exportações, IBGE, ANP, ABCR.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência