NOTÍCIAS
17/07/2017 | 19h22

Distribuição

Concessionárias: preço atrai, qualidade fideliza

J.D. Power aponta que é preciso mais do que descontos para cativar consumidor


REDAÇÃO AB

Com base no estudo de satisfação com o processo de venda, a J.D. Power constatou que o principal fator de atração para que o cliente decida por comprar o carro em determinada concessionária é a oferta de preços mais baixos. Segundo a consultoria, três de cada 10 clientes – 29% dos participantes do estudo – decidem fechar negócio na revenda que garante as ofertas mais interessantes. Ainda assim, o levantamento aponta que os distribuidores que querem melhorar a fidelização precisam oferecer mais do que descontos polpudos: é preciso investir em atendimento de qualidade.

-Veja aqui os dados da J.D. Power
-Confira mais estudos e estatísticas em AB Inteligência

“Os clientes motivados por preço apresentam uma das menores taxas de retenção”, informa o relatório do estudo, que indica ainda que 52% destes consumidores consultam outras concessionárias antes de fechar negócio. Enquanto isso, só 16% têm a qualidade como principal critério para escolher a concessionária, mas este grupo é o mais fiel ao distribuidor: 53% deles afirmam que definitivamente vão retornar àquela revenda para comprar o próximo carro. A taxa de compradores que visitam outras lojas antes de fechar negócio também é menor, de apenas 44%.

Esta diferença fica clara quando analisadas as marcas. A J.D. Power aponta que as empresas que mais atraem os clientes que buscam o menor preço são Renault, Chevrolet e Fiat. Quando a prioridade é qualidade no atendimento, se destacam Toyota (21%), Nissan (20%) e Hyundai Caoa (18%), justamente as montadoras mais conhecidas pelos esforços na melhoria do processo de venda de veículos. Ao lado da Ford as duas últimas empresas têm ainda o maior índice de consumidores que afirmam que “definitivamente comprarão novamente”

“Para conquistar a lealdade e a fidelidade do cliente é fundamental atender e superar as expectativas”, cita o relatório, destacando a necessidade de estabelecer processos consistentes para melhorar a experiência do consumidor. A consultoria destaca ainda que, diante dos sinais de início de uma recuperação do mercado, o esforço para reter o cliente é mandatório, não uma opção.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 19/07/2017
Notícias recentes sobre carros elétricos se parecem mais com capítulos de novela

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 21/07/2017
Como aumentar participação, vendas e lucros num mercado suicidamente competitivo?
AUTOINFORME | 19/07/2017
Autor dos Estados Unidos defende que beber e conduzir não deveria ser crime
DISTRIBUIÇÃO | 07/07/2017
Concessionárias ainda não organizaram estrutura para atuar na internet
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
INOVAÇÃO | 01/06/2017
Desordem pode fazer com que iniciativas de inovação fracasssem
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes