Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Aftermarket | 13/07/2017 | 23h55

Mopar conclui centro de peças de R$ 15 milhões

Nova instalação em Hortolândia vai suprir 400 revendas com 2 milhões de itens/mês

MÁRIO CURCIO, AB | De Hortolândia (SP)

A Mopar, empresa responsável por todo o pós-venda do Grupo FCA, inaugurou em Hortolândia (SP) um centro de distribuição de peças de 42 mil metros quadrados, onde investiu R$ 15 milhões. A nova instalação começou a operar no início do ano e sua integração total à rede de concessionárias foi concluída em junho.

O armazém abastecerá 400 concessionárias de oito Estados brasileiros, reduzindo de 4,3 para 2 dias o tempo médio de entrega em 80% dos casos. Vai atuar de maneira complementar ao centro de peças de Betim, que responderá pelos Estados restantes e exportações.

Integrados, ambos distribuem componentes de todas as marcas do grupo presentes no Brasil: Fiat, Jeep, Dodge, Chrysler e Ram. Até o começo do ano havia um centro de peças em Louveira (SP) que atendia somente as marcas americanas antes controladas pela Chrysler, mas este deixou de existir no primeiro bimestre com o início das atividades do novo depósito.

O próximo grande passo será atualizar o centro de peças de Betim. “Vamos adotar os mesmos padrões aplicados aqui”, afirma o diretor da Mopar para a América Latina, Francesco Abbruzzesi. A intenção é fazer as mudanças em 2018. Por causa de suas instalações mais antigas e por atender Estados com estradas mais críticas e malha aérea com menor frequência de voos, o centro de peças de Betim tem atendimento de 95% dos pedidos com tempo médio de 72 horas.


Instalação tem 42 mil metros quadrados e distribui 2 milhões de itens por mês. Sistema adotado facilita identificação e registro das peças (fotos: Mário Curcio e divulgação).

Hortolândia cobrirá São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. “Seremos mais eficazes do ponto de vista logístico. Faremos entregas em 24 horas em um raio de 800 quilômetros. Teremos uma redução do tempo médio das entregas em 34% para as concessionárias”, informa Abbruzzesi. Com a experiência de quem já esteve na General Motors e na Citroën, ele garante que seus prazos estão entre os melhores da indústria local.

Para obter tamanha melhora no atendimento e redução dos tempos de envio, o executivo afirma que a Mopar trocou o foco "no" cliente pelo foco "do" cliente: "É como se estivéssemos sentados ao lado dele para entender melhor alguns pontos difíceis que ele tinha no relacionamento com a marca.”

O novo centro atenderá a 400 concessionárias entregando 2 milhões de itens todos os meses. Esse volume mensal é semelhante ao do centro de Betim, que tem o dobro da área. Juntos, eles suprirão uma rede de cerca de 700 concessionárias em todo o País. A escolha de Hortolândia ocorreu por sua proximidade com importantes rodovias, com o Aeroporto de Viracopos e o Porto de Santos. Abbruzzesi garante que o fato de a Magneti Marelli ter uma fábrica no mesmo município não influenciou na escolha: “Foi só um acaso”, diz.

O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM NÚMEROS

A nova instalação é operada pela DHL, que tem um contrato de três anos com a Mopar, renovável automaticamente em caso de bom desempenho. Das 300 pessoas que trabalham no local, 290 estão a serviço dessa empresa de logística.

De acordo com a Mopar, as instalações de Hortolândia têm 78 mil posições e hoje abrigam 40 mil itens diferentes, que vão de parafusos a centrais multimídia. “Atualmente há 1,5 milhão de peças aqui, mas há capacidade para 10 milhões”, aafirma o gerente do centro, Glauco Izídio.

O local é abastecido diariamente por três transportadoras e há 17 docas de expedição. Durante o primeiro semestre começou a ocorrer a integração com a rede de concessionárias Fiat, ao mesmo tempo em que o local recebia peças vindas de Betim, dos Estados Unidos e da Europa.

As instalações e até os banners fixados do alto a baixo das prateleiras são muito parecidos com os existentes no centro de peças de Sorocaba onde estão reunidos os componentes da Iveco e das fabricantes de máquinas agrícolas e de construção do grupo.

No Brasil a Mopar passou a responder desde 2012 por toda a operação de pós-venda das marcas pertencentes à Fiat-Chrysler, o que inclui o atendimento aos clientes pelo 0800 (são 34 mil chamadas ao mês), a distribuição de peças e a criação de acessórios de personalização (mais de 1,2 mil) para os veículos Fiat e Jeep à venda no País.

“Lidamos com 340 fornecedores, dos quais 120 abastecem nossas linhas de produção”, garante Abbruzzesi. A marca Mopar fará 80 anos em agosto. Começou produzindo um líquido anticongelante para radiadores. Ao longo dos anos passou a abranger assistência técnica, peças e atendimento ao cliente.



Tags: Mopar, FCA, Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge, Ram, Francesco Abbruzzesi, Glauco Izídio.

Comentários

  • Alaide Moreira

    Parabéns Hortolândia! Nestes tempos de tanto desemprego, saber que mais uma empresa se instala dentro do município, gerando novas oportunidades de trabalho.

  • Vitor Ferreira

    Bom dia. Gostaria de saber se todos proprietários de automóveis da marca Jeep pode efetuar compras de peças da marca MOPAR para seus veículos neste centro de distribuição. Grato.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência