NOTÍCIAS
13/07/2017 | 23h55

Aftermarket

Mopar conclui centro de peças de R$ 15 milhões

Nova instalação em Hortolândia vai suprir 400 revendas com 2 milhões de itens/mês


MÁRIO CURCIO, AB | De Hortolândia (SP)

A Mopar, empresa responsável por todo o pós-venda do Grupo FCA, inaugurou em Hortolândia (SP) um centro de distribuição de peças de 42 mil metros quadrados, onde investiu R$ 15 milhões. A nova instalação começou a operar no início do ano e sua integração total à rede de concessionárias foi concluída em junho.

O armazém abastecerá 400 concessionárias de oito Estados brasileiros, reduzindo de 4,3 para 2 dias o tempo médio de entrega em 80% dos casos. Vai atuar de maneira complementar ao centro de peças de Betim, que responderá pelos Estados restantes e exportações.

Integrados, ambos distribuem componentes de todas as marcas do grupo presentes no Brasil: Fiat, Jeep, Dodge, Chrysler e Ram. Até o começo do ano havia um centro de peças em Louveira (SP) que atendia somente as marcas americanas antes controladas pela Chrysler, mas este deixou de existir no primeiro bimestre com o início das atividades do novo depósito.

O próximo grande passo será atualizar o centro de peças de Betim. “Vamos adotar os mesmos padrões aplicados aqui”, afirma o diretor da Mopar para a América Latina, Francesco Abbruzzesi. A intenção é fazer as mudanças em 2018. Por causa de suas instalações mais antigas e por atender Estados com estradas mais críticas e malha aérea com menor frequência de voos, o centro de peças de Betim tem atendimento de 95% dos pedidos com tempo médio de 72 horas.


Instalação tem 42 mil metros quadrados e distribui 2 milhões de itens por mês. Sistema adotado facilita identificação e registro das peças (fotos: Mário Curcio e divulgação).

Hortolândia cobrirá São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. “Seremos mais eficazes do ponto de vista logístico. Faremos entregas em 24 horas em um raio de 800 quilômetros. Teremos uma redução do tempo médio das entregas em 34% para as concessionárias”, informa Abbruzzesi. Com a experiência de quem já esteve na General Motors e na Citroën, ele garante que seus prazos estão entre os melhores da indústria local.

Para obter tamanha melhora no atendimento e redução dos tempos de envio, o executivo afirma que a Mopar trocou o foco "no" cliente pelo foco "do" cliente: "É como se estivéssemos sentados ao lado dele para entender melhor alguns pontos difíceis que ele tinha no relacionamento com a marca.”

O novo centro atenderá a 400 concessionárias entregando 2 milhões de itens todos os meses. Esse volume mensal é semelhante ao do centro de Betim, que tem o dobro da área. Juntos, eles suprirão uma rede de cerca de 700 concessionárias em todo o País. A escolha de Hortolândia ocorreu por sua proximidade com importantes rodovias, com o Aeroporto de Viracopos e o Porto de Santos. Abbruzzesi garante que o fato de a Magneti Marelli ter uma fábrica no mesmo município não influenciou na escolha: “Foi só um acaso”, diz.

O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM NÚMEROS

A nova instalação é operada pela DHL, que tem um contrato de três anos com a Mopar, renovável automaticamente em caso de bom desempenho. Das 300 pessoas que trabalham no local, 290 estão a serviço dessa empresa de logística.

De acordo com a Mopar, as instalações de Hortolândia têm 78 mil posições e hoje abrigam 40 mil itens diferentes, que vão de parafusos a centrais multimídia. “Atualmente há 1,5 milhão de peças aqui, mas há capacidade para 10 milhões”, aafirma o gerente do centro, Glauco Izídio.

O local é abastecido diariamente por três transportadoras e há 17 docas de expedição. Durante o primeiro semestre começou a ocorrer a integração com a rede de concessionárias Fiat, ao mesmo tempo em que o local recebia peças vindas de Betim, dos Estados Unidos e da Europa.

As instalações e até os banners fixados do alto a baixo das prateleiras são muito parecidos com os existentes no centro de peças de Sorocaba onde estão reunidos os componentes da Iveco e das fabricantes de máquinas agrícolas e de construção do grupo.

No Brasil a Mopar passou a responder desde 2012 por toda a operação de pós-venda das marcas pertencentes à Fiat-Chrysler, o que inclui o atendimento aos clientes pelo 0800 (são 34 mil chamadas ao mês), a distribuição de peças e a criação de acessórios de personalização (mais de 1,2 mil) para os veículos Fiat e Jeep à venda no País.

“Lidamos com 340 fornecedores, dos quais 120 abastecem nossas linhas de produção”, garante Abbruzzesi. A marca Mopar fará 80 anos em agosto. Começou produzindo um líquido anticongelante para radiadores. Ao longo dos anos passou a abranger assistência técnica, peças e atendimento ao cliente.

Comentários: 1
 

Alaide Moreira
14/07/2017 | 09h42
Parabéns Hortolândia! Nestes tempos de tanto desemprego, saber que mais uma empresa se instala dentro do município, gerando novas oportunidades de trabalho.

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/08/2017
Mercado deve melhorar no segundo semestre, até por novas ações de varejo

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 18/08/2017
Empresa monta novos planos para mercados emergentes
AUTOINFORME | 17/08/2017
Gastos com veículo vão muito além da prestação
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes