NOTÍCIAS
13/07/2017 | 20h19

Lançamentos

Jaguar aposta em mais SUVs e revela E-Pace

Modelo de cinco lugares é menor que o irmão mais velho F-Pace


REDAÇÃO AB

Jaguar E-Pace é apresentado em Londres
A Jaguar revelou ao mundo na quinta-feira, 13, em Londres, o segundo SUV de sua história, o E-Pace, em uma apresentação com direito a quebra de recorde para o Guiness Book (veja vídeo abaixo). O modelo compacto de cinco lugares é o segundo da nova família de utilitários esportivos da marca, composta pelo primeiro SUV F-Pace, que já é vendido no Brasil (leia aqui). Será oferecido em três versões de acabamento – S, SE e HSE – e duas versões de motorização, Ingenium 2.0 diesel com 150 cv, e Ingenium turbo 2.0 a gasolina de 300 cv. Ainda não há informações confirmadas pela empresa se o modelo virá para o mercado brasileiro.

Fabricado em uma nova planta do grupo Jaguar Land Rover na Áustria, o novo E-Pace passou por 25 meses de testes, percorrendo quatro continentes em variadas condições climáticas e de terrenos. Seu design externo é inspirado no superesportivo F-Type, especialmente pela grade frontal.

“Os princípios de design estabelecidos na Jaguar garantem que o E-PACE seja imediatamente reconhecido como um carro esportivo dentro de seu segmento. Esse novo SUV compacto combina o espaço interior, a conectividade e a segurança com o tipo de proporções de design e desempenho, atributos que não são geralmente associados a um veículo tão prático”, afirma o diretor de design da Jaguar, Ian Callum.



Internamente, a tecnologia embarcada completa o design sofisticado. Como item de série, o SUV traz tela de 10 polegadas sensível ao toque, equipada com o sistema de entretenimento InControl, que permite acesso a diferentes tipos de informações, desde números de serviços de emergência, em caso de acidente, ou mesmo o nível do tanque de combustível e a autonomia do veículo, tudo à distância por seu smartphone ou smartwatch. A tecnologia também permite ao cliente regular a temperatura do ar-condicionado ou dar a partida do modelo antes de entrar no veículo. São quatro pontos de carga de 12 volts, cinco saídas USB, ponto de acesso à internet, via wi-fi, e suporta até oito diferentes dispositivos conectados simultaneamente.

Ao volante, sistemas de condução, como o Configurable Dynamics, oferecem ao motorista total controle por meio de configurações individuais de aceleração, trocas de marcha e respostas aos comandos de direção. Quando equipado com o sistema Adaptive Dynamics ― disponível de acordo com a versão ―, diversos sensores monitoram de forma constante o comportamento do veículo, cruzando informações, como velocidade, movimentos da carroceria e das rodas, especialmente em situação de curva, comportamento da suspensão e, com isso, configura automaticamente os amortecedores e o sistema de suspensão como um todo a fim de melhorar a performance e a agilidade, dando total controle ao motorista em todas as condições.

“O Jaguar E-Pace oferece o melhor dos dois mundos: a dinâmica dos carros esportivos da Jaguar com a funcionalidade de um SUV compacto. O mais novo membro da família de SUVs Pace oferece os melhores níveis de conforto, espaço interior e soluções de armazenagem de carga de seu segmento, tudo isso aliado à tecnologia dos mais recentes motores Ingenium a gasolina e diesel da Jaguar Land Rover”, ressalta o diretor de produção do Jaguar E-Pace, Alan Volkaerts.

TECNOLOGIA A BORDO

O modelo também é o primeiro da Jaguar a ser equipado com o sistema Active Driveline, aliado à tração nas quatro rodas, configuração que varia a força enviada aos eixos traseiro e dianteiro de acordo com a situação: se na estrada, por exemplo, o modelo pode se comportar como um esportivo de tração traseira; quando exigida, toda a configuração pode ser alterada e o veículo passa a oferecer tração nas quatro rodas.

No quesito segurança, o E-Pace oferece entre diversas tecnologias uma câmera estéreo, principal acessório do sistema de frenagem autônoma de emergência, que também conta com detecção de pedestres e atua em sistemas como o Lane Keep Assist, que mantém o veículo trafegando na mesma faixa de rolamento, e no Traffic Sign Recognition, capaz de identificar e respeitar a sinalização de trânsito.

A mesma câmera estéreo também atua em conjunto com o sistema de direção elétrica e com os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, para criar o sistema de aviso de veículos no ponto cego do motorista, evitando colisões durante trocas de faixa. O novo sistema de detecção de trânsito lento adiante ― Forward Trafic Detection ― também avisa o motorista caso haja trânsito parado à sua frente, inclusive em situações de curva e baixa visibilidade.

Como item de série, o modelo é equipado com sistemas de auxílio a manobras de estacionamento, dispostos tanto na parte dianteira quanto na traseira. O Jaguar E-Pace também é o primeiro veículo da marca britânica a ser equipado com a mais recente geração do sistema Head-Up Display, que permite a projeção a laser no para-brisa de 66% mais informações em comparação com a geração anterior, permitindo a inclusão da projeção de informações, como limite de velocidade e direções de navegação, além de alertas de segurança e do sistema de entretenimento.

Como opcional, o painel de instrumentos de 12,3 polegadas digital e a opção de dois sistemas de som Meridian de última geração. Também pode ser equipado com o sistema de chave inteligente Activity Key, tecnologia já presente no F-Pace e em alguns modelos da Land Rover, traz uma pulseira totalmente à prova d’água e de choques que permite que o veículo seja totalmente trancado com a chave dentro, dando maior liberdade ao motorista nos casos em que não queira levar a chave consigo. A pulseira faz a função da chave e, mesmo que o veículo seja violado, tendo, por exemplo, os vidros quebrados, somente a pulseira pode destravá-lo.

NO LIVRO DOS RECORDES

O novo Jaguar E-Pace fez durante sua estreia mundial ao público uma manobra radical: um salto completo de 15,3 metros de comprimento com direito a uma manobra em espiral de 270°, que foi considerada pelo auditor do Guinness World Records como o mais extenso espiral já realizado por um veículo de produção. A ação, inspirada nas manobras de automóveis do cinema, foi realizada no centro de exposições ExCeL, na capital britânica, um dos únicos locais no Reino Unido grande o suficiente para acomodar a arrancada de 160 metros e a escapada para o salto de 15 metros. Atrás do volante estava o veterano motorista dublê Terry Grant, que completou acrobacias em várias filmagens de filmes e possui 21 títulos no livro dos recordes.

Veja o vídeo da manobra logo após a imagem:




Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 19/07/2017
Notícias recentes sobre carros elétricos se parecem mais com capítulos de novela

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 21/07/2017
Como aumentar participação, vendas e lucros num mercado suicidamente competitivo?
AUTOINFORME | 19/07/2017
Autor dos Estados Unidos defende que beber e conduzir não deveria ser crime
DISTRIBUIÇÃO | 07/07/2017
Concessionárias ainda não organizaram estrutura para atuar na internet
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
INOVAÇÃO | 01/06/2017
Desordem pode fazer com que iniciativas de inovação fracasssem
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes