Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen suspenderá redução de jornada em Taubaté

Indústria | 11/07/2017 | 17h5

Volkswagen suspenderá redução de jornada em Taubaté

Unidade que passa a produzir o Gol voltará a operar cinco dias por semana
REDAÇÃO AB

A Volkswagen suspenderá a partir de agosto a utilização do PSE, Programa Seguro Emprego (antigo PPE), que permite flexibilização e redução da jornada de trabalho, em sua fábrica de Taubaté (SP), onde já são fabricados os modelos Up! e Voyage e que a partir do próximo mês será a responsável pela produção nacional do Gol, que deixará de ser montado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, conforme a montadora informou anteriormente (leia aqui).

O PSE foi adotado em Taubaté há dois meses, quando a montadora projetada manter a medida até outubro. A redução de jornada era de 25% e valia para 70% dos 4 mil funcionários da unidade. Com a mudança da produção do Gol para Taubaté, a unidade voltará a produzir nos cinco dias úteis da semana até o fim do ano. “As medidas de flexibilização para administração do efetivo, asseguradas pelos acordos firmados com os sindicatos em todas as nossas fábricas, são importantíssimas e nos permitem responder adequadamente às variações de mercado”, afirma o vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen no Brasil, Nilton Junior.

Além disso, a montadora espera que com as demandas de Gol, incluindo as exportações, além de Up! e Voyage, a fábrica da Taubaté pode elevar o volume de produção neste ano.

“As expectativas para o mercado como um todo estão melhores. Olhando para os resultados de maio e junho a expectativa para o ano de 2017 cresceu, de um a dois pontos porcentuais com relação a expectativa que tínhamos no início deste ano. Esperamos que a evolução nas vendas em 2017 seja de 4% a 5% sobre 2016. Já para 2018, esperamos um crescimento de 5% a 8% na comparação com 2017. Neste ano com relação a 2016 vamos reduzir sim a nossa ociosidade. Ainda não é possível saber o porcentual de forma precisa”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powels.

A fábrica Anchieta que deixa de produzir o Gol receberá os dois novos modelos da plataforma MQB: o Polo, que chega ao mercado no último trimestre do ano, e o sedã Virtus, previsto para o primeiro semestre de 2018. A picape Saveiro continuará a ser feita na unidade do ABC.

“Dessa forma, conseguiremos ter ainda mais produtividade em nossas unidades, com maior foco logístico e maior eficiência”, finaliza Powels.

Tags: Volkswagen, Taubaté, Gol, PSE, redução de jornada, Polo, Virtus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência