Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen lançará tecnologia de conectividade em 2019
Sistema de comunicação entre veículos e com o meio ambiente local compartilhará informações antecipadas sobre a situação real, o que poderá evitar acidentes

Internacional | 30/06/2017 | 15h37

Volkswagen lançará tecnologia de conectividade em 2019

Sistema pWLAN permitirá comunicação entre veículos e infraestrutura local

REDAÇÃO AB

A Volkswagen anuncia que a partir de 2019 seus veículos sairão de fábrica com a tecnologia pWLAN, sistema de comunicação adicional que permitirá a troca de informações selecionadas e relevantes entre outros veículos (V2V), inclusive de outras fabricantes, bem como com a infraestrutura de transporte nas proximidades onde estiver trafegando. O objetivo é aumentar a segurança por meio da conectividade, gerando informações sobre os riscos de curto prazo ao longo dos trajetos, em tempo real ou mesmo antecipado. Isto permitirá que as informações relacionadas ao trânsito, como a situação atual do fluxo, acidentes ou mesmo aviso de aproximação de ambulâncias e outros possam ser compartilhadas com o meio ambiente local em um raio de 500 metros.

A tecnologia utilizada pela Volkswagen se baseia no padrão IEEE 802.11p (pWLAN), que a indústria automotiva padronizou e testou para comunicação direta entre veículos e infraestrutura em mercados internacionais. Especialmente desenvolvida e validada para requisitos das aplicações automotivas, sua rapidez de comunicação – medida em milissegundos – amplia a cobertura virtual do veículo permitindo olhar ao redor antes mesmo de atingir o ponto de visão. Isso proporciona aos clientes uma vantagem adicional, pois usa uma banda de frequência especial destinada à segurança rodoviária e à eficiência do tráfego. Graças à natureza de localização dos dados trocados usando esta banda, nenhum dado é armazenado de forma centralizada, o que significa que não há custos com esta comunicação contínua e ela também não depende da cobertura da rede de telefonia móvel.

No caso da Volkswagen, a montadora planeja incluir a tecnologia pWLAN nas especificações básicas de seus modelos como padrão, independente e além da conectividade do telefone celular. “Queremos aumentar a segurança rodoviária com a ajuda de veículos em rede e a maneira mais eficiente de conseguir isso é por meio de uma tecnologia comum”, explica o chefe de desenvolvimento de veículos da marca, Johannes Neft. “O que mais importa é que a tecnologia é usada de forma consistente e por tantos fabricantes e parceiros quanto possível”, completa.

A montadora está cooperando com as autoridades, os ministérios dos transportes e outros parceiros da indústria automobilística e de transportes trabalhando em projetos para acelerar a disseminação da tecnologia até a sua inclusão na produção em série. Ao mesmo tempo, estão em curso os esforços conjuntos com empresas parceiras para encontrar formas de cumprir os altos requisitos impostos à proteção e ao processamento dos dados pessoais.



Tags: Volkswagen, conectividade, tecnologia, pWLAN.

Comentários

  • Flavio Pacheco

    Quanto a questões relacionadas a parceiros, o que a montadora espera ou desenvolve em conjunto com implementadores?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência