NOTÍCIAS
30/06/2017 | 12h06

Importados

Kia Motors chega aos 25 anos de Brasil

Empresa vendeu mais de 400 mil veículos entre utilitários e carros de passeio


REDAÇÃO AB

Besta (foto) e Ceres foram os primeiros Kia importados
Muitos de vocês que nos leem agora tiveram os filhos transportados numa Kia Besta escolar e é provável que alguns também tenham ido ao colégio em uma destas. Pois lá se vão 25 anos desde que a Kia Motors do Brasil foi constituída. A van Besta e o caminhão Ceres foram os primeiros modelos trazidos. Entre utilitários e veículos de passeio a empresa vendeu mais de 400 mil veículos nesse período.

O melhor momento da Kia no Brasil foi em 2011, com 80 mil unidades repassadas à rede e 77,2 mil emplacamentos. Também foi em 2011 que o governo sobretaxou os importados, comprometendo o futuro da companhia. Com o estabelecimento do programa Inovar-Auto em 2012 e de uma cota máxima de apenas 4,8 mil unidades isentas dos 30 pontos porcentuais extras de IPI, a rede de revendas Kia acabou encolhendo de 180 para 100 pontos.

Para o presidente da empresa, José Luiz Gandini, mais importante que a comemoração pelos 25 anos é o futuro próximo, em 1º de janeiro de 2018, com o fim dos 30 pontos extras. “Com a paridade tributária não tenho dúvida de que a Kia voltará a ter força, o suficiente para recuperar a rede concessionárias (...) Os mercados fechados só prejudicam os consumidores”, diz.

“Ainda limitados pela cota anual de 4,8 mil unidades/ano sem os 30 pontos percentuais, infelizmente vamos fechar 2017 com cerca de 10 mil unidades. Mas nossas projeções para 2018 já indicam 20 mil veículos, um alento depois de cinco anos de quedas sucessivas”, afirma Gandini. “Esse número será justificado por importantes lançamentos em 2018, como no novo Picanto, o Rio, um novo SUV de pequeno porte e o Optima GDI”, conclui Gandini.

Comentários: 1
 

Luiz Roberto Imparato
01/07/2017 | 15h55
25 anos sem decidir construir uma fábrica no país... Creio estar mais que na hora dos coreanos do Grupo HYUNDAI/KIA assumirem o mercado brasileiro sem intermediários, eles já cumpriram seu papel e passam sempre uma imagem de dificuldades, além de não promoverem os produtos dessas marcas como eles merecem e como são promovidos no resto do mundo. Um filho com 2 mães só enfrentará problemas e terá dificuldades de se desenvolver. Coreanos acordem!

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/01/2018
Quem liderou os principais segmentos em 2017

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement
Advertisement Advertisement
AUTOINFORME | 10/01/2018
Só três dos 15 mais importados não são utilitários esportivos
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 12/01/2018
Que tal pagar uns R$ 64.000 pela versão Precision, 1.8, automática?
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
INOVAÇÃO | 19/01/2018
Há alguns obstáculos para fazer dar certo a relação entre elefantes e formiguinhas