Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 27/06/2017 | 16h00

Motos recuam diante da chuva e do frio

Média diária de vendas voltou a cair, puxada pelo Sul e Sudeste

MÁRIO CURCIO, AB

A média diária de emplacamento de motos voltou a cair em junho, depois de se manter estável na casa de 3,6 mil unidades por três meses consecutivos. “Ela baixou para cerca de 3,5 mil motos em razão das chuvas e da queda de temperatura nos Estados do Sul e do Sudeste”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor.

Ele prefere não arriscar um número total para o mês porque nos últimos dias houve picos de 4 mil unidades, o que levaria a mais de 70 mil unidades.

Se ao menos esse total se confirmar para junho, o acumulado do ano terá 425,5 mil unidades, resultando em queda 9,4% ante o mesmo período de 2016, uma melhora de 0,9 ponto porcentual ante os -10,3% registrados no total até maio.

“Acredito que manteremos nossa projeção de 890 mil emplacamentos para 2017. A comparação com 2016 ainda é de queda porque o primeiro semestre foi o mais forte no ano passado”, diz o presidente da Abraciclo. Entre os segmentos ele recorda que os scooters continuam com bom desempenho, sobretudo por causa de lançamentos e porque muitos motoristas de grandes cidades optaram por esses modelos para evitar os congestionamentos.

CONSÓRCIOS

Os consórcios respondem por um terço das vendas do setor de motos, mas a venda de novas cotas recuou em 2017. Segundo dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), de janeiro a abril a venda de novas cotas recuou 7,4% e as contemplações caíram 24,2% ante o mesmo período de 2016.

“A modalidade é muito importante para o setor e as montadoras tomarão ações neste segundo semestre para recuperar a carteira de clientes de seus consórcios”, garante Fermanian.



Tags: Motos, motocicletas, scooters, Abraciclo, Marcos Fermanian.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência