Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
MAN produz o último caminhão VW 18.310 Titan Tractor

Comerciais | 14/06/2017 | 19h11

MAN produz o último caminhão VW 18.310 Titan Tractor

Após 15 anos, modelo que ajudou a atingir a liderança é descontinuado

REDAÇÃO AB

Chegou ao fim a história do caminhão Volkswagen 18.310 Titan Tractor: lançado há 15 anos, a última unidade do modelo deixou esta semana a linha de produção de Resende (RJ), na fábrica da MAN Latin America. O veículo, cujas vendas ultrapassaram as 15 mil unidades, ajudou a montadora a atingir a liderança nas vendas do segmento.

O modelo inaugurou um nicho de mercado, o de cavalo-mecânico 4x2 com capacidade para tracionar 28 toneladas de carga e com até 350 cv de potência. Equipado com motor Cummins 310 cv de seis cilindros, o caminhão trazia como itens ar-condicionado e suspensão pneumática de série.

“Não existiam caminhões com esse perfil. Ou eram menores ou muito maiores. Lançamos a solução intermediária, seguindo nosso slogan e cultura sob medida, que logo foi seguido pela concorrência”, explica o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche. “A estratégia deu certo: desde 2002 nos mantemos na liderança do segmento. Hoje, temos mais de 40% de market share”, completa.

O produto foi vendido no Brasil por apenas quatro anos. Entre 2002 e 2005, a MAN Latin America chegou a atingir picos de 56% de market share no então novo segmento, composto por veículos na configuração 4x2 de até 350 cavalos de potência. Para alguns mercados internacionais, o modelo seguia disponível até essa última unidade. Ao longo de sua história, seus principais destinos foram a Nigéria, a Argentina, a Venezuela, o Chile e a Colômbia.

O Volkswagen também ficou famoso ao ser o caminhão utilizado pela dupla Pedro e Bino na série Carga Pesada, da TV Globo. O último Titan com esta configuração entra para a história da empresa: ele ficará em exposição na fábrica da montadora, ao lado de outros produtos da marca, como o primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade de estreia da linha Constellation, de 2006.



Tags: MAN, Volkswagen, caminhão, Titan, .

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência