Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Michelin fará pneus de moto no Brasil em 2018

Indústria | 14/06/2017 | 13h29

Michelin fará pneus de moto no Brasil em 2018

Produção ocorrerá na estrutura da Levorin, comprada em agosto de 2016

MÁRIO CURCIO, AB

A Michelin fará pneus para moto no Brasil a partir do ano que vem. A produção local é o desdobramento da aquisição, em agosto de 2016, da empresa nacional Levorin (leia aqui), que fabrica itens para motos e bicicletas em Guarulhos (SP) e Manaus (AM). A informação foi confirmada pelo presidente da Michelin para a América do Sul, Nour Bouhassoun.

“Começaremos por Manaus porque a unidade tem mais espaço e está próxima às fabricantes”, afirma o executivo, que não descarta a produção também em Guarulhos por causa do mercado de reposição, que em 2016 consumiu 8,3 milhões pneus de motocicletas, ante 1,66 milhão de unidades entregues às montadoras do setor.

Bouhassoun não entrou em detalhes como o investimento necessário dentro das estruturas atuais da Levorin. “A tecnologia não vem só das máquinas, mas também de como utilizá-las.” Ele recorda que quando se compra uma indústria há um período naturalmente necessário para conhecer os processos produtivos e a equipe envolvida. “O pessoal da Levorin já faz um bom trabalho”, diz.

Os primeiros Michelin nacionais para moto atenderão ao mercado de baixa cilindrada, que responde por 95% do total se considerados os produtos até 449 cc. Em Manaus a demanda é suprida basicamente por itens Pirelli e Metzeler produzidos em Gravataí (RS) e também pelos Levorin feitos em Manaus.

Os primeiros Michelin brasileiros serão pneus diagonais: “É preciso ter uma grande demanda para fabricar radiais para moto”, diz o presidente. A concorrente Pirelli produz em Gravataí desde 2013 pneus radiais para modelos de 250 a 300 cc (veja aqui).

Enquanto não começa a fabricar pneus de baixa cilindrada no Brasil, a Michelin importa itens da Tailândia e também vem exportando os Levorin. “Recentemente enviamos um grade lote para o México”, diz Bouhassoun.



Tags: Michelin, Levorin, Pirelli, Metzeler, Nour Bouhassoun.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência