Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Consórcio de veículos obtém alta de 4,7% no acumulado até abril

Crédito | 12/06/2017 | 19h26

Consórcio de veículos obtém alta de 4,7% no acumulado até abril

Melhora nos segmentos de motos e pesados favoreceu média geral

MÁRIO CURCIO, AB

A venda de novas cotas de consórcio de veículos no primeiro quadrimestre somou 637,8 mil unidades e alta média de 4,7% no confronto com o mesmo período do ano passado. Essa média (formada por todo o setor automotivo, inclusive duas rodas) aumentou em 1,3 ponto porcentual em relação ao acumulado dos três primeiros meses por causa da melhora nos segmentos de motos e veículos pesados.

No acumulado até março o setor de motocicletas havia somado 208 mil novas cotas, o que resultava em queda de 9,2% ante o mesmo período de 2016, mas com as vendas de abril as cotas saltaram para 278 mil e a retração no acumulado diminuiu para 7,4%. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac).

A entidade recorda que o volume de créditos comercializados para motos (somatório de todas as cartas contempladas emitidas) no acumulado até março era negativo em 1,7%, mas se tornou estável no total até abril.

Para os veículos pesados, a venda de novas cotas saltou de 9 mil no acumulado até março para 14,1 mil no total até abril, elevando o crescimento ante iguais períodos de 2016 de 8% para 20,1%. Segundo a Abac, a explicação para o crescimento acentuado em um único mês ocorreu porque as montadoras de caminhões e também os bancos utilizaram a modalidade como alternativa diante da retração de mercado.

No caso dos veículos leves, a venda de 345,6 mil novas cotas até abril resultou em alta de 16,2%, mantendo o crescimento observado no trimestre. O valor médio das cotas no acumulado até abril foi de R$ 41,3 mil, ou 5,9% maior que o anotado nos mesmos quatro meses de 2016.



Tags: Motos, motocicletas, automóveis, comerciais leves, caminhões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência