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Bosch e Tomtom revolucionam navegação para autônomos

Tecnologia | 09/06/2017 | 16h49

Bosch e Tomtom revolucionam navegação para autônomos

Novo sistema confere mais segurança ao criar mapas a partir de sinais de radar

REDAÇÃO AB

Como desdobramento de uma parceria iniciada em 2015 (veja aqui), a Bosch e a fabricante de sistemas de navegação Tomtom se tornaram as primeiras a desenvolver mapas para a direção autônoma a partir de sinais de radar, que serão essenciais para veículos autônomos, substituindo os dados de vídeo utilizados atualmente.

O Radar Road Signature (RRS) da Bosch faz um mapeamento e a descrição precisa das rodovias a partir de sinais de radar. O sistema é constituído por bilhões de pontos de reflexão individuais, que se formam por onde o sinal de radar for refletido, como barreiras de proteção ou placas de sinalização, reproduzindo o curso da rodovia.

Com isso os veículos autônomos poderão utilizar o mapa para determinar sua localização exata na pista. "O RRS é um marco na trajetória da direção autônoma, pois permitirá que os veículos autoguiados saibam sua localização exata a cada momento", afirma o membro da direção mundial da Bosch, Dirk Hoheisel.

"Essa tecnologia tornará a condução autônoma mais precisa em todos os aspectos", estima o CEO da Tomtom, Harold Goddinj. Há quase dois anos as duas empresas trabalham no Radar Road Signature e sua integração nos mapas de alta resolução da Tomtom.

A Bosch recorda que seus sensores de radar com tecnologia de 77 gigahertz têm alcance até 250 metros e por isso superam os sensores de vídeo, com alcance de detecção até 150 metros. O maior desafio foi encontrar a maneira de adaptar os sensores de radar já existentes para essa função.



Quando usados em um sistema de assistência ao condutor, como frenagem automática ou o piloto automático adaptivo (ACC), os sensores detectam objetos em movimento, mas para gerar o RRS eles também precisam ser capazes de detectar objetos estáticos. A próxima geração de sensores da Bosch será capaz de fornecer os dados necessários para o RRS.

"Os carros que chegarem ao mercado nos próximos anos com funções de assistência ao condutor poderão executar os mapas para veículos autônomos", diz Hoheisel.

Os mapas de alta resolução são essenciais para a direção autônoma e fornecem informações que vão além das áreas que os sensores convencionais conseguem monitorar. Ao contrário dos mapas de navegação atuais, eles são compostos por diversas funções adicionais:

-localização - um veículo autônomo pode determinar sua posição utilizando uma função de localização que envolva o RRS, além do mapa de localização por vídeo. Ele compara as informações recebidas pelos sensores, utilizando a informação correspondente da função de localização. Dessa forma o veículo pode determinar sua posição em relação aos objetos detectados;

- planejamento - usada para calcular manobras individuais durante a direção autônoma, a função de planejamento contém informações sobre a rodovia, placas de sinalização e limite de velocidade, assim como curvas, declives e inclinações. Um veículo autônomo pode utilizar a função de planejamento, por exemplo, para decidir quando mudar de faixa;

- dinâmica - informações sobre mudanças repentinas no tráfego, como engarrafamentos, obras na via, situações de risco ou vagas de estacionamento disponíveis ficam salvas na função dinâmica.

Cada uma dessas funções deve ser atualizada regularmente nos mapas de alta resolução para direção autônoma. “Esperamos demandas de ao menos 1 milhão de veículos na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico para mantermos nossos mapas de alta resolução atualizados”, afirma Hoheisel. Os dados para cada função serão gerados pelos sensores de bordo dos veículos enquanto estiverem em trânsito.

Os canais de comunicação, como a unidade de controle de conectividade da Bosch, irão transmitir os dados do sensor de radar do veículo para a nuvem do fabricante e, então, para a nuvem de internet das coisas (IoT) Bosch. Assim, a empresa gerará o RRS, que é compatível com todos os formatos de mapas convencionais. E a Tomtom ficará responsável por integrar o radar da Bosch aos mapas gerais e também pela sua distribuição.



Tags: Bosch, TomTom, radar, Radar Road Signature, Dirk Hoheisel.

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