Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Bosch cria escudo digital para proteger motos

Segurança | 30/05/2017 | 17h38

Bosch cria escudo digital para proteger motos

Tecnologia gera alertas sobre a aproximação de veículos de 2 rodas

REDAÇÃO AB

A Bosch desenvolveu um protótipo que possibilita o “diálogo” entre carros e motos a fim de reduzir acidentes. “O sistema permite que se crie uma espécie de escudo digital para os motociclistas”, afirma o membro da direção mundial da Bosch, Dirk Hoheisel.

O desenvolvimento teve a parceria de outras duas empresas de tecnologia e também da fabricante de motos Ducati. O escudo funciona assim: veículos próximos entre si dentro de um raio de centenas de metros trocam informações até dez vezes por segundo sobre a própria posição, a de outros carros e motos, velocidade e direção.

Antes mesmo que os motoristas ou sensores em seus veículos percebam a presença de uma motocicleta, a tecnologia informa a situação e permite que ambos os usuários da rodovia (motoristas e motociclistas) adotem uma estratégia mais defensiva.

Um exemplo de situação perigosa é quando uma moto fica no ponto cego do carro, no momento em que este irá fazer uma ultrapassagem ou mudar de faixa em uma avenida. A nova tecnologia identifica a condição perigosa, avisa o motociclista ou o motorista ativando um alarme sonoro e também uma luz no painel. Com isso, todos recebem informações necessárias para evitar ou reduzir o risco de acidente.


O sistema funciona assim: veículos próximos entre si dentro de um raio de centenas de metros trocam informações até dez vezes por segundo sobre a própria posição, a de outros carros e motos, velocidade e direção.

O sistema utiliza como base o padrão público WLAN (ITS G5). Com um tempo de transmissão de poucos milissegundos entre o transmissor e o receptor, os usuários podem gerar e transmitir informações importantes relacionadas ao tráfego nas ruas.

Veículos estacionados ou com velocidade reduzida também podem transmitir dados aos receptores próximos. Para permitir que motociclistas e motoristas distantes recebam todos os dados necessários, a tecnologia utiliza recursos que encaminham a informação automaticamente de veículo para veículo.

Assim, em situações críticas todos os usuários sabem o que está acontecendo e podem tomar providências antecipadamente. Segundo pesquisa realizada na Europa, a possibilidade de um motociclista morrer em acidente de trânsito é 18 vezes maior que a de um motorista.

Em 2016, dos 30 mil acidentes de moto registrados na Alemanha, 600 foram fatais. O estudo informa que uma das principais razões para essas mortes é que motoristas são negligentes quanto à presença das motos tanto em cruzamentos como ultrapassagens.



Tags: Bosch, Dirk Hoheisel, Autotalks, Cohda Wireless e Ducati.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência