Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA ajusta relação e prêmio a fornecedores

Autopeças | 29/05/2017 | 17h30

FCA ajusta relação e prêmio a fornecedores

Em novo formato, premiação envolve 16 categorias, algumas inéditas
PEDRO KUTNEY, AB

Aos poucos, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) vai deixando para trás o passado regional da Fiat no Brasil e América Latina para dar traços globais à subsidiária de uma empresa maior e diferente, criada em 2014 com a fusão oficial da Chrysler com a Fiat. Mostra mais recente dessa estratégia é a edição deste ano da conferência e premiação dos fornecedores na região, que perdeu o tradicional nome de Prêmio Qualitas e mudou para o anglicista e globalizado “Annual Supplier Conference & Awards” da FCA Latam, realizado na sexta-feira, 26 de maio, em Belo Horizonte (MG).

No bojo das mudanças, a FCA Latam apresentou o novo programa de relacionamento do grupo com os fornecedores, chamado 4T, que segundo a empresa tem como pilares as também anglicistas palavras-chave Trust (confiança), Teamwork (trabalho em equipe), Transparency (transparência) e Transformation (transformação). “Os fornecedores são os pilares do novo modelo de integração da FCA”, declarou em comunicado Antonio Filosa, diretor de compras da FCA Latam. “O mercado está cada vez mais desafiador, demandando de nós mais velocidade e capacidade. Entendemos que é importante repensar, reorganizar e reestruturar nossos modelos de funcionamento e processos”, completou.

Também presente, o diretor global de compras da FCA, o americano Scott Thiele enfatizou que é prioridade do grupo o movimento para impulsionar a competitividade dos fornecedores. “Temos trabalhado como um time global para atualizar nossa visão estratégica, que agora chamamos de ‘driving to excellence’ (algo como rumo à excelência)”, disse. Segundo ele, as prioridades máximas da FCA em 2017 são comprometimento, colaboração, comunicação e competitividade.

Richard Schwarzwald, há um ano vindo da Volkswagen do Brasil contratado como diretor de qualidade da FCA Latam (leia aqui), deu números para dimensionar o tamanho do relacionamento da FCA com seus fornecedores: “Foram mais de 2 milhões e meio de e-mails, mais de 330 mil ligações telefônicas entre a FCA e seus fornecedores no último ano”, citou. O executivo também destacou a mudança de visão necessária para atender o consumidor atual: “Vivemos na era da experiência. Por isso trocamos nosso foco no cliente para o foco do cliente. Essa mudança tem um significado muito forte para o produto final”.

PRÊMIO

Em novo formato, a premiação da FCA aos fornecedores segue basicamente os mesmos critérios de sempre para reconhecer os parceiros da cadeia de suprimentos. Os vencedores das 16 categorias (agora também descritas em inglês) foram escolhidos com base na avaliação de indicadores de performance no último ano nas áreas de qualidade, entrega, custo, garantia e parceria. A esse exame objetivo foi adicionada a subjetiva “percepção da liderança do grupo FCA”.

“Nós honramos os parceiros que sempre nos abastecem não apenas com suas melhores ideias e tecnologias, mas que também constantemente excedem nossas expectativas”, resumiu o diretor global de compras Scott Thiele.

Além das categorias mais comuns nas premiações aos parceiros da cadeia de suprimentos, a FCA incluiu algumas novidades, como o prêmio “Mopar”, da marca de acessórios do grupo vendidos nas concessionárias; “Capex” (de capital expenditure, para fornecedores que fizeram investimentos em bens de capital; e o algo peculiar “Foundational Principles”, algo como “princípios fundamentais”, sem identificação de quais são eles. Na categoria “Inovação”, o próprio premiado é inovador: a PUC Minas, mostrando uma rara parceria no Brasil entre universidade e empresa.

Também foram incluídas no prêmio duas menções honrosas pouco usuais, uma que reconheceu o abstrato “espírito latino” de três empresas e outra que homenageou três executivos de fornecedores que, de acordo com a FCA, contribuíram para a “construção de relacionamento significativo”.



Veja os vencedores do “Annual Supplier Conference and Awards 2017” da FCA Latam:

Body/Carroceria
- AGC Vidros do Brasil

Raw Material/Materiais Básicos
- Usiminas

Chassis
- Maxion Wheels

Engine Systems/Sistemas de Motor
- Umicore Brasil

Interior
- Denso Sistemas Térmicos

Electrical/Elétricos
- Sumidenso

Powertrain
- NGK

Mopar (acessórios originais)
- Cequent

Capex (investimento em bens de capital)
- GME

Services/Serviços
- N&C

Supply Chain Management/Gestão de Cadeia de Suprimeitos
- Tora Transportes Industriais

Innovation/Inovação
- Universidade PUC Minas

Value Optimization/Otimização de Valor
- Delphi Automotive Systems

Sustainability/Sustentabilidade
- Basf (divisão de tintas)

Supplier Integration/Integração de Fornecedor
- Revestcoat

Foundational Principles/Princípios Fundamentais
- Denso Sistemas Térmicos

MENÇÕES HONROSAS

Latam Spirit/Espírito Latino-Americano
- Proma
- Tiberina
- Gestamp

Builders of Meaningful Relationship/
Construtores de Relacionamento Significativo

- Giuseppe Zippo (Denso)
- Thorsten Albrecht (Brose)
- Jessika Aline Manuel (PMC)

Tags: FCA, Fiat Chrysler Automobiles, Annual Supplier Conference & Awards, FCA Latam, prêmio fornecedores, autopeças, Qualitas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência