Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
BMB começa a atender MAN LA no México a todo vapor
BMB inicia atividades de customização para a MAN Latin America no México

Indústria | 26/05/2017 | 16h58

BMB começa a atender MAN LA no México a todo vapor

Empresa de customização de caminhões e ônibus inaugura 1ª operação fora do Brasil

SUELI REIS, AB

A BMB inaugura na sexta-feira, 26, seu primeiro centro de customização fora do Brasil, também exclusivo para caminhões e ônibus MAN Latin America produzidos no México, segundo maior mercado de exportação da marca na região da América Latina. Localizada a pouco mais de 600 metros da fábrica da montadora, em Querétaro, a nova unidade recebeu parte do investimento de US$ 500 mil que serão aplicados até 2018, conforme anunciado no ano passado (leia aqui). O centro abre definitivamente as portas a todo vapor: a empresa recebeu a missão de ajustar 150 caminhões da marca comprados recentemente pela Heineken no país.

“Diferente do Brasil, o México está vivendo um bom momento do mercado e estamos muito otimistas com nossa primeira experiência internacional”, afirma o diretor da BMB no Brasil, Marcos Balbinot.

O executivo explica que todo caminhão que sai de fábrica precisa de ajustes conforme a necessidade de cada cliente e sua aplicação. No caso da Heineken, a empresa instalará nos caminhões suspensão pneumática e quinta roda. Tais tipos de modificações são comuns no mercado de veículos comerciais, inclusive no Brasil – tanto que a empresa atua há 16 anos como parceira da MAN em Resende (RJ). Contudo, no México, estes serviços vêm sendo feitos por oficinas que acabaram se especializando em um ou outro tipo de customização. “Nosso diferencial é oferecer especialização conforme a necessidade do cliente com garantia e aval da fábrica da MAN”, afirma Balbinot. “O cliente se sente acolhido com a garantia das modificações.”

Na operação mexicana, a empresa contará com a mesma estrutura que tem no Brasil, ainda que em escala menor, com 20 funcionários por enquanto. A filial também terá sua própria engenharia, que a exemplo da operação brasileira, desenvolve suas próprias soluções conforme a demanda do cliente, com suporte da montadora e de seus fornecedores, além de fornecedores próprios. “Com todo o nosso portfólio de soluções, conseguimos atingir 90% de toda mudança que é possível fazer no caminhão e a tendência é ampliar este portfólio tanto no Brasil quanto no México.”

Além disso, o México terá uma parceria inédita, que no Brasil ainda está em processo embrionário: a Suspensys, do Grupo Randon, que produz componentes de eixos e suspensão, fornecerá toda suspensão pneumática para as transformações dos veículos. “Em nossa pesquisa de mercado, verificamos que o México tem muitas similaridades com o Brasil em termos de aplicação e até mesmo de condições de estrada, embora existam particularidades, mas o mercado mexicano tem muita necessidade de suspensão pneumática.”

O diretor estima que a operação mexicana deverá atingir rapidamente os 30% da produção local, como é no Brasil, onde contabiliza a customização de mais de 130 mil veículos. Por aqui, a BMB espera aumentar sua participação no volume de produção de Resende a partir de novas soluções, incluindo a parceria com a Suspensys. Para este ano, a projeção é se manter com 25% a 30% de participação da produção de Resende, com expectativa de atingir os 35% em 2018. A meta é também elevar sua expertise para atender as exportações da MAN: atualmente, a empresa detém 10% do volume destinado aos mercados do exterior.

“Há um potencial muito grande para crescer e com a nova família de soluções que estamos desenvolvendo, a expectativa é duplicar o market share nas exportações”, projeta.



Tags: MAN Latin America, MAN LA, BMB, customização, investimento, México.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência