Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Frota de motos encolhe pela primeira vez

Balanço | 18/05/2017 | 18h06

Frota de motos encolhe pela primeira vez

Regressão decorre de anos seguidos de queda nas vendas do setor

MÁRIO CURCIO, AB

A frota de motos circulando pelo País regrediu 1,2% ao passar de 13,64 milhão para 13,47 milhão de unidades de 2015 para 2016. Este é o primeiro registro de queda verificado pelo Sindipeças desde 2001, ano em que a entidade começou a levantar os dados relativos ao segmento de duas rodas.

A menor entrada de modelos zero-quilômetro nos últimos seis anos vem elevando a idade da frota. Em 2015 as motocicletas tinham em média 6 anos e 6 meses. Em 2016 avançaram para 7 anos. Nesse período a participação de modelos até 5 anos caiu de 48% para 41%. Os de 6 a 10 anos avançaram de 36% para 40% e os de 11 a 15 anos, de 12% para 14%.

- Veja aqui o novo estudo do Sindipeças
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência

A frota total de motos começou a registrar altas consistentes no início da década anterior, alavancada pelas vendas a prazo. Isso ocorreu até 2013, quando o total circulante começou a se estabilizar na casa dos 13 milhões.

Essa estagnação decorre da maior dificuldade de crédito, que começou a afetar as vendas já no primeiro semestre de 2012 e foi agravada nos anos seguintes pela crise econômica. Os acidentes, mais comuns e que geralmente tiram as motos de circulação, também ajudam a explicar o fenômeno.



Tags: Motos, motocicletas, Sindipeças, frota circulante.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência