Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 17/05/2017 | 16h02

Volvo testa autônomo para coleta de lixo

Tecnologia empregada traz segurança e redução de consumo e emissões

REDAÇÃO AB

A Volvo e especialistas em reciclagem da empresa sueca Renova vêm testando o primeiro caminhão de coleta de lixo autônomo. O projeto explora possibilidades para aumento na segurança e redução de impactos ambientais.

O modelo em teste recebe sistema de sensores para identificação, navegação e monitoramento da área ao redor do veículo. A maior parte da tecnologia empregada também está no caminhão autônomo para mineração mostrado pela Volvo em 2016 (veja aqui).

A tecnologia adotada traz segurança inclusive em manobras de marcha à ré. Sensores monitoram continuamente o entorno do veículo, que para imediatamente quando um obstáculo aparece de repente. A rota é pré-programada e o caminhão vai de uma caçamba de lixo para a próxima.

O operador, que atuaria apenas como motorista num veículo comum, pode auxiliar na coleta, determinando as manobras por botões do lado de fora do caminhão. O veículo também oferece vantagem ambiental pela redução de consumo e emissões. As trocas de marcha, direção e velocidade são continuamente otimizadas.

Assista ao vídeo do caminhão autônomo>



Tags: Volvo, caminhão, coleta de lixo, reciclagem, Renova.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência