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MAN agiliza projetos com novo campo de provas

Engenharia | 10/05/2017 | 20h00

MAN agiliza projetos com novo campo de provas

Investimento de R$ 10 milhões amplia capacidade de desenvolvimento

PEDRO KUTNEY, AB | De Resende (RJ)

Com investimento de R$ 10 milhões, a MAN Latin America construiu seu novo campo de provas dentro da área da fábrica de Resende (RJ), que ficou pronto no fim de 2016 e começou a ser usado efetivamente em janeiro passado. Após movimentar 3,3 mil caminhões de terra, 250 de concreto e 95 de asfalto, a montadora amplia significativamente sua capacidade de desenvolvimento no Brasil. “Era um sonho de 20 anos, desde a inauguração da planta sempre olhamos para aquele terreno e dizíamos que um dia faríamos ali uma área de testes completos. As obrigações de investir em pesquisa e desenvolvimento que assumimos quando aderimos ao Inovar-Auto nos estimulou a fazer isso agora”, diz Roberto Cortes, CEO da empresa.

“É um investimento que demora de quatro a cinco anos para começar a se pagar, mas nos traz muito mais eficiência em nossos projetos, que são 100% desenvolvidos aqui pela nossa engenharia”, afirma Cortes, em referência aos caminhões e ônibus Volkswagen, marca de veículos comerciais pesados que nasceu no Brasil e, dentro da holding do grupo VW Truck & Bus criada no ano passado, tem a missão de atingir maior penetração nos mercados emergentes da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.

“Somos o único fabricante que desenvolve aqui todos os veículos que produzimos. Por isso este campo é um investimento importante para a empresa e para a engenharia nacional”, destaca Leandro Siqueira, diretor de engenharia e planejamento de produto da MAN LA. “Temos especialidade em desenvolver produtos para mercados emergentes e por isso temos exigências específicas, mas usamos tecnologia global”, completa.

VELOCIDADE DE DESENVOLVIMENTO


Vista aérea do novo campo de provas da MAN LA dentro da área da fábrica de Resende

Com área total de 35,5 mil metros quadrados, em um perímetro de 900 metros de comprimento, foram construídas pistas com 19 tipos de pisos, como as “costelas-de-vaca”, pedras, buracos e paralelepípedos que simulam em um quilômetro o equivalente às condições de 50 km rodando em estradas. Ao todo é possível testar caminhões e ônibus em 26 situações de testes, incluindo rampas com inclinações de 20%, 40% e até uma de 60% usada para o desenvolvimento de veículos especiais e militares. Também foi instalada no local a única pista da América Latina com certificação internacional ISO 10.844, para medir e homologar o nível ruído externo dos veículos.

Segundo a engenharia da MAN LA, é possível simular em 15 mil quilômetros rodados no campo de provas o equivalente a 400 mil quilômetros na cidade e 1,2 milhão de quilômetros na estrada. “Na prática, encurtamos para três meses o que levaríamos 10 anos para fazer nas condições anteriores”, explica Siqueira.

“Essa velocidade é fundamental para nós que temos a estratégia de desenvolver produtos e soluções sob medida para as necessidades dos clientes, que participam dos projetos desde o desenvolvimento. Agora podemos atender essas demandas mais rapidamente, simulando testes nas exatas condições que os clientes têm”, destaca.

Siqueira reforça que o espaço agrega novas simulações ao desenvolvimento, mas muitos dos procedimentos anteriores continuam a ser feitos, como a rodagem em terrenos fora-de-estrada feita em uma área a 50 km da fábrica, de 1 milhão de metros quadrados, que foi adquirida pela MAN, além de testes de campo em estradas e sob condições climáticas severas fora do País, na África, América do Norte, Europa, Patagônia argentina e Chile. “Temos um catálogo de mais de mil procedimentos para desenvolver veículos adaptados a todos os mercados”, afirma.


As simulações de pisos do novo campo de provas da MAN LA

A MAN LA tem hoje uma equipe de 600 pessoas dedicadas ao desenvolvimento de caminhões e ônibus Volkswagen e adaptações dos MAN projetados na Alemanha. A frota de veículos em testes em todo o País chega a uma centena de unidades que rodam 300 mil quilômetros por mês. Além das validações em situações reais de uso, antes de ir a campo todos os caminhões e ônibus passam por simulações virtuais, ainda dentro dos computadores.

Assista abaixo reportagem da ABTV sobre o campo de provas da MAN LA:



Tags: MAN Latin America, Volkswagen Caminhões e Ônibus, campo de provas, testes, desenvolvimento, engenharia, investimento, Resende.

Comentários

  • João Loschi

    A Volkswagen é a única montadora que tem toda sua área de Desenvolvimento de Produtos no Brasil. Formada por engenheiros brasileiros é grande contribuidora para desenvolvimento de tecnologia nacional, o que muito nos orgulha. Parabéns pela pista de teste. Com a sua localização dentro da fábrica, facilitará bastante o acompanhamento do Desenvolvimento de novos pelos engenheiros de produtos. Att, João Loschi - Eng. Especialista em Desenvolvimento de Veículos.

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