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Aftermarket | 10/05/2017 | 18h5

Caçula contorna crise com presença digital e loja premium

Com iniciativas, empresa busca leve incremento no faturamento
GIOVANNA RIATO, AB

Com mais de 50 anos de história, a Caçula Pneus aponta que é necessário se reinventar constantemente para acompanhar as mudanças do mercado automotivo brasileiro. Agora, depois de anos de expansão das vendas de veículos – e da renda do consumidor – a empresa cria novos recursos para manter o faturamento em tempos de crise. “Há dois movimentos simultâneos. De um lado, o cliente precisa de mais manutenção porque adiou a compra do carro novo. De outro, os preços estão mais pressionados”, conta Carlos Alberto Costa, CEO da companhia, que tem 350 funcionários e 40 lojas próprias.

Segundo ele, o ticket médio dos negócios está em contração. Com isso a empresa reduziu em 15% suas receitas no ano passado na comparação com 2015. O objetivo é evitar uma nova queda este ano. “Estamos em busca de leve melhora na comparação com 2016. Queremos diminuir para 10% o tombo sobre o ano anterior”, diz o executivo. Um dos caminhos para isso, diz, é reforçar o atendimento nos canais digitais.

Desde 2009 a empresa tem e-commerce, que é um canal importante até mesmo para atrair o cliente para a loja. “Quando compra o pneu, o consumidor frequentemente precisa do serviço. É comum ele consultar preços on-line ou no nosso call center. Temos que atrair ele aí”, resume. Para garantir estes negócios a empresa mantém estrutura robusta de atendimento à distância, com chat on-line, atendimento por telefone, além do e-commerce.

Com a crise, a concorrência também ficou mais apertada até mesmo com as redes de concessionárias, que passaram a olhar com mais atenção para o faturamento gerado no pós-venda. “Como temos 40 lojas, conseguimos trabalhar muito bem os preços para o cliente. Também conseguimos garantir mais agilidade, com menos tempo para executar o serviço”, diz Costa.

INVESTIDA PREMIUM

A Caçula também planeja ampliar em 2017 a sua rede Motorsports, de lojas focadas em carros premium e esportivos. “Há uma grande demanda do segmento que até então ficava concentrada nas concessionárias. Para atender a este público, vamos inaugurar a nossa segunda loja este ano”, conta Pedro Henrique Costa, diretor da Caçula Pneus. Segundo ele, a nova unidade, que será instalada em São Paulo na região da avenida Europa, vai complementar a capacidade de atendimento da primeira, que fica na avenida Henrique Schaumann.

“Vamos oferecer na nova unidade o mesmo atendimento diferenciado. Fazemos muita coisa para pronta-entrega ou em período menor do que normalmente é oferecido”, diz. Com a fórmula de atendimento ao público mais exigente já desenvolvida, o executivo admite a possibilidade de abrir outras lojas voltada ao segmento premium. As próximas unidades devem ser instaladas fora da capital, atendendo aos endinheirados do interior paulista.

Tags: Caçula Pneus, reposição, aftermarket.

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