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MWM aposta alto no mercado de reposição
Estande da MWM na Automec: foco maior no aftermarket com ofertas de novas linhas de peças

Autopeças | 28/04/2017 | 19h20

MWM aposta alto no mercado de reposição

Fabricante de motores diesel amplia linha de peças sobressalentes

PEDRO KUTNEY, AB

A fabricante de motores diesel MWM aumentou sensivelmente seu foco no mercado de reposição. A unidade de negócios de distribuição e venda de peças sobressalentes para motor e agregados da empresa já representa cerca de 20% do faturamento no Brasil, com portfólio de 17 mil itens em três linhas de produtos distribuídos por algo como 500 representantes. “Existem 5 milhões de veículos diesel rodando no País, sendo 2,6 milhões com motores MWM. Temos uma das maiores redes para atender esse público, o que reforça nossa estratégia de buscar clientes no segmento e lançar mais produtos. Nos últimos 16 meses fizemos a maior revitalização da área de aftermarket da história de 64 anos da companhia, nunca tivemos um foco tão grade quanto agora nessa área”, conta Thomas Püschel, diretor de marketing e vendas de motores e peças.

A continuada retração por três anos seguidos nas vendas de veículos comerciais no País “acendeu a necessidade de colocar maior foco no aftermarket, para equilibrar o faturamento”, segundo Püschel, que estima avanço de 6% no comércio de peças este ano, após anotar faturamento estável em 2016, quando parte considerável da frota ficou parada por falta de fretes e, consequentemente, reduziu o volume de reparos necessários. “Sentimos a queda em 2016, mas existem bons indícios de recuperação agora. Nossa expectativa é conservadora, pode ser mais de 6%. Focamos no crescimento sustentável de 10% ao ano. No primeiro trimestre já observamos a retomada dos negócios, porque depois de um ano muito ruim os caminhões estão voltando a rodar e precisar de manutenção”, sustenta o executivo, citando o aumento já registrado da passagem de veículos diesel por pedágios. Ele espera por maior movimento no segundo semestre.

Para promover e sustentar o crescimento da unidade de aftermarket, a MWM fez mudanças e investimentos no setor, que hoje conta com 200 pessoas, entre empregados diretos e terceirizados. O principal deles foi a inauguração, no ano passado, de um novo centro de distribuição de componentes em Jundiaí (SP) – antes essa estrutura ficava abrigada dentro da desativada fábrica de motores e caminhões International em Canoas (RS), com maiores dificuldades logísticas para entregas no País todo. Também foi promovida uma reestruturação da engenharia da empresa para acompanhar mais de perto o desenvolvimento de peças, fornecedores e validações. A própria MWM produz algumas partes de seu portfólio de reposição, como os eixos de comando de válvulas feitos na planta de Jesus Maria, na Argentina, mas compra a maioria dos itens de cerca de 500 fornecedores locais e globais.

“Desenhamos do zero o novo centro, de acordo com nossas necessidades, e ganhamos muita eficiência com a transferência do estoque para Jundiaí. Também adotamos o lean logistics (logística enxuta), que aumentou de 20% a 30% a eficácia dos processos, com redução de tempo e pessoas para executar tarefas como embalagem de peças, por exemplo”, diz Püschel.

NOVOS PRODUTOS E MAIS PROMOÇÃO

Depois de arrumar a casa do aftermarket, o objetivo agora é continuar a elevar a oferta de todas as três linhas de produtos, com mais lançamentos, e fixar o nome da MWM no segmento de reposição por meio de campanhas com distribuidores e reparadores que vão se intensificar nos próximos cinco meses, para aumentar a exposição de marca. Parte dessa estratégia foi aplicada na volta da empresa com um amplo estande à Aumotec, principal feira do setor que acontece de 25 a 29 deste mês no São Paulo Expo (leia aqui), com mais de 1,5 mil expositores e algo como 70 mil visitantes.

Além de expor sua linha de peças Genuínas (componentes com especificações originais de produção destinados à reposição), a MWM também apresenta na Automec lançamentos (são 40 só este mês) da linha multimarca Master Parts, que hoje soma 250 itens destinados à reparação de motores e agregados de qualquer fabricante. “Queremos ser o maior fornecedor do segmento diesel”, afirma Püschel. A novidade é a estreia de uma terceira categoria de componentes exclusivos para motores MWM, chamada Opcional. “É uma estratégia para competir no mercado paralelo e oferecer uma alternativa da nossa própria marca para a manutenção de veículos mais antigos”, explica o executivo. Todas as linhas, segundo ele, passam por validações da engenharia e têm garantia da MWM.

Também está prevista a expansão internacional das operações de aftermarket da MWM, com participação em feiras no exterior, inauguração de um centro de distribuição na África do Sul, introdução de canais de distribuição na Ucrânia e Rússia, além de fortalecimento da rede na Argentina.

Subsidiária da norte-americana Navistar, que também fabrica caminhões e ônibus International, a MWM produz motores atualmente na fábrica de Santo Amaro, em São Paulo, e fornece para veículos MAN, Volvo e Agrale, além de diversos fabricantes de máquinas agrícolas, embarcações e conjuntos geradores.

Tags: MWM, motores diesel, Navistar, autopeças, reposição, aftermarket, Automec.


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