Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 26/04/2017 | 21h16

Tecfil fabrica 6 milhões de filtros só em março

Número foi recorde e prenuncia crescimento de 7% para este ano

MÁRIO CURCIO, AB

A brasileira Tecfil atingiu seu recorde de produção em março deste ano, com 6 milhões de filtros, superando a marca anterior de 5,8 unidades obtida no fim de 2016. Como outros fabricantes de autopeças, a empresa tira proveito da demanda aquecida no mercado de reposição.

“Em 2016 produzimos 70 milhões de unidades, registrando alta de 7% sobre 2015. Para este ano cresceremos mais 7%”, afirmou o supervisor de novos produtos, Marcelo Félix, durante entrevista coletiva na 13ª Automec, feira de autopeças que ocorre até 29 de abril no São Paulo Expo. Esse acréscimo de 7% resultará em 74,9 milhões de peças.

Do total fabricado, 53% vão para o pós-venda com as marcas Tecfil e Vox, esta segunda com preços mais em conta. “Nosso maior volume de produção é o de filtros para óleo por causa da frequência de troca do lubrificante”, afirma Félix. A venda para montadoras responde por 10%.

“Fornecemos para Ford, Nissan e Mitsubishi na linha leve. Máquinas agrícolas fabricadas por AGCO e CNH também recebem nossos filtros”, diz Félix, que cita ainda produtos das linhas Alliance (Mercedes-Benz) e AC Delco (GM).

A fatia da exportação é de 7%: “Enviamos nossos produtos para toda a América do Sul, mais Costa Rica e El Salvador. Na Europa nossos principais destinos são Rússia e Portugal. Também estamos na Arábia Saudita e em países de língua portuguesa do continente africano”, garante Félix. A modalidade “private lable”, aquela em que os filtros recebem nomes de outras empresas, detém relevantes 30%.

Para a Automec a Tecfil leva 80 novos tipos de filtro, entre eles os da linha Toyota Hilux (para os motores a diesel e flex). Nos lançamentos há também filtros de ar, óleo e combustível para motos, mas somente para reposição.

A Tecfil tem duas fábricas e um centro de distribuição de peças em Guarulhos (SP). Com investimentos feitos em 2016 a capacidade produtiva chegou a 6,5 milhões de filtros por mês em dois turnos e sem produção nos fins de semana.

“Investimos em uma nova linha de filtros de cabine, ampliamos nossa produção de peças de plástico injetado e aumentamos nosso centro de distribuição de 15 milhões para 16 milhões de itens. Essas mudanças nos permitiram garantir em 24 horas aquelas entregas com raio de 400 quilômetros”, conclui o supervisor de novos produtos.

Tags: Tecfil, Automec, filtros, Marcelo Félix, Vox, Ford, Nissan, Mitsubishi, AC Delco, GM, Alliance, Mercedes, AGCO, CNH, Toyota, Hilux.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência