NOTÍCIAS
18/04/2017 | 17h17

Tecnologia

Carro autônomo: consumidores estão mais receosos

J.D. Power indica que as pessoas não confiam no sistema


REDAÇÃO AB

A expectativa dos consumidores acerca dos carros autônomos enfrenta um paradoxo: quanto mais a tecnologia está perto de chegar ao mercado, menor é a disposição para confiar a condução do carro a um sistema robotizado. Esta é uma das conclusões do U.S. Tech Choice Study, feito pela J.D. Power entre janeiro e fevereiro deste ano com 8,5 mil norte-americanos que compraram carro novo de diversas marcas nos últimos cinco anos. O foco da pesquisa é entender o interesse dos consumidores por diversas tecnologias.

Segundo a consultoria, a maioria dos entrevistados se mostrou mais receosa sobre a condução autônoma do que na edição passada do levantamento. Entre a Geração Z, que engloba pessoas nascidas entre 1995 e 2004, 22% disseram que definitivamente não confiariam em um carro autoguiado – 11 pontos porcentuais a mais do que no estudo anterior. Parcela de 23% disse que provavelmente não confiariam na tecnologia. Entre os Baby Boomers, geração que vai de 1946 a 1964, chega a 81% o número de entrevistados com receio de usar veículos autônomos. Em 2016 este porcentual era de 77%.

“Na maioria das vezes, quando a tecnologia chega mais perto de virar realidade a aceitação e curiosidade do consumidor aumenta. Neste caso acontece justamente o contrário”, apontou em comunicado Kristin Kolodge, diretor executivo da J.D. Power. Segundo ele, o sistema é complexo demais, o que faz com que as pessoas precisem se familiarizar. A expectativa é que a condução totalmente automatizada comece a chegar ao mercado a partir de 2020. Até lá as montadoras deverão investir não só em tecnologia, mas em marketing e na divulgação da novidade, aponta a consultoria.

Kolodge cita o exemplo da Tesla. A montadora já oferece sistema semiautônomo em seus veículos e, portanto, tem clientes que se mostraram bem mais dispostos na pesquisa a usar carros totalmente autoguiados do que as pessoas que possuem modelos de outras marcas.

Outra ironia do levantamento é que, enquanto a confiança em autônomos diminuiu, o interesse em recursos de assistência à direção e prevenção de acidentes cresceu. “Quando sistemas como controle de velocidade de cruzeiro (ACC), frenagem automática e alerta de ponto-cego se tornarem mais conhecidos, os compradores de carros ganharão confiança para tirar as mãos do volante", avalia.

Segundo a J.D. Power, os recursos mais desejados pela maior parte dos consumidores que participaram da pesquisa estão relacionados à segurança. A exceção é a Geração Z, que prioriza conectividade e infoentretenimento.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018