NOTÍCIAS
13/04/2017 | 20h00

Powertrain

Eaton e Cummins unem forças em joint venture

Empresas vão desenvolver e produzir transmissões automatizadas


REDAÇÃO AB

A fabricante de motores diesel Cummins vai pagar US$ 600 milhões à Eaton, que fornece transmissões, para juntas abrirem uma unidade de desenvolvimento, produção e venda de transmissões automatizadas para veículos comerciais médios e pesados. O acordo de criação da joint venture, com a sociedade em partes iguais entre as duas companhias, foi anunciado na terça-feira, 11, mas ainda depende de aprovações regulamentares. A expectativa é de que a transação seja concluída no terceiro trimestre deste ano, segundo comunicado divulgado pelas empresas.

Chamada oficialmente Eaton Cummins Tecnologias de Transmissão Automatizada, a joint venture será administrada em conjunto pelas duas companhias. Além do desenvolvimento de novos produtos, a unidade vai comercializar e apoiar a geração atual de transmissões automatizadas pesadas fornecidas pela Eaton a fabricantes de caminhões e ônibus na América do Norte. O Procision, nome comercial do atual câmbio automatizado de médio porte da Eaton, e a próxima geração de transmissões automatizadas para o segmento de veículos pesados também farão parte do portfólio da nova unidade.

A associação estende um longo histórico de parcerias entre as duas companhias. Cummins e Eaton já desenvolveram diversos projetos em conjunto. Exemplo disso é o SmartAdvantage, powertrain completo lançado nos Estados Unidos em 2013 pelas duas empresas, considerado o mais econômico na indústria de caminhões, com sistema que compartilha dados críticos como peso e torque para aumentar a eficiência do veículo. Também existe colaboração no Brasil: há cerca de um ano as fabricantes projetaram em conjunto a transmissão automatizada Torqhift, incorporada primeiro pela linha de caminhões Cargo da Ford.

POWERTRAIN COMPLETO

A Cummins vai contabilizar os resultados da associação como parte do seu segmento de negócios de componentes. “Nossa estratégia de crescimento inclui expandir a oferta de produtos e ampliar nossa presença global, nos tornando líderes mundiais no fornecimento de powertrain”, justificou Tom Linebarger, presidente e CEO global da Cummins. “Nossa joint venture com a Eaton vai oferecer as transmissões automatizadas mais avançadas do mercado e desenvolver um sistema integrado de powertrain e rede de serviço que suporte nossos clientes como nunca visto antes”, acrescentou.

“Os clientes estão focados em soluções de powertrain que ofereçam as melhores combinações de tecnologia, performance e qualidade”, disse Craig Arnold, presidente e CEO global da Eaton. “Nossa joint venture com a Cummins vai impulsionar as forças técnicas e a experiência de duas empresas líderes no mercado com histórias longas e uma profunda expertise do setor para fornecer tecnologia de transmissão automatizada superior para nossos clientes globais.”

Continuarão sob administração exclusiva do Grupo Veículos da Eaton os negócios globais de transmissões manuais e embreagens, transmissões para comerciais leves e máquinas agrícolas, bem como os serviços de transporte automotivo de médio e alto rendimento fora da América do Norte.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/08/2017
Mercado deve melhorar no segundo semestre, até por novas ações de varejo

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DE CARRO POR AÍ | 11/08/2017
Carro tem ingredientes para ser um sucesso da Renault
AUTOINFORME | 10/08/2017
Para meio ambiente, carro elétrico no Brasil não tem a mesma importância que na Europa
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes