NOTÍCIAS
13/04/2017 | 17h37

Negócios

Cabify: setor automotivo e de mobilidade vão se integrar

Diretor da empresa fala de tendências e dos planos para o País


GIOVANNA RIATO, AB

A Cabify é uma das empresas de transporte individual que miram o mercado brasileiro. A companhia espanhola iniciou operação no País em junho de 2016, depois de firmar bases em diversos países da América Latina, como México e Chile, onde já opera desde 2012. “Crescemos, em média, 75% ao mês em receitas e número de viagens no mercado nacional”, conta Daniel Velazco-Bedoya, diretor da operação local da companhia. Com 27 anos, ele assumiu a função depois de empreender no setor da mobilidade com a plataforma de caronas Tripda, hoje fora de operação.

Já são mais de 1,5 milhão de usuários do serviço no Brasil. Com pouca idade, mas experiência no segmento, o executivo aposta em integração maior entre plataformas de transportes e empresas do setor automotivo como algo natural. “Há uma sinergia enorme entre as montadoras e os serviços que oferecemos. Eles fazem os carros, nós ferramentas e plataforma de mobilidade. Para beneficiar o usuário e entregar o que ele precisa, deve acontecer uma integração muito rápida nos próximos anos”, diz.

Diferentemente da Uber – uma de suas grandes concorrentes – a Cabify não tem por enquanto nenhuma parceria com montadoras ou empresas do setor automotivo. Mas Velazco admite que há negociações em curso. “Temos conversas com grandes companhias que estudam cooperação em diversos níveis, desde o marketing até a tecnologia”, conta.

US$ 200 MILHÕES PARA O BRASIL

Além da Uber, a Cabify compete localmente com empresas brasileiras como 99 e Easy. Para se diferenciar, a proposta da empresa é garantir qualidade superior, com carros mais novos (ano/modelo a partir de 2012) e melhor atendimento dos motoristas. Os preços, naturalmente, também são um pouco mais altos. Ainda assim, nos meses de atuação local o serviço que começou em São Paulo (SP) já chega a uma série de outros municípios, como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

O foco é seguir com essa expansão, conta Velazco. Para isso a companhia anunciou investimento de US$ 200 milhões no País. O pacote servirá para que a empresa amplie a presença nas regiões em que já atua, além de chegar a mais cidades. “Nosso desafio é crescer mantendo a qualidade”, diz. Ele lembra que o Brasil tem desafios específicos de mobilidade, com diferenças inclusive entre as cidades.

Este não vai ser o único obstáculo da companhia para crescer no País. No início de abril a Câmara dos Deputados aprovou projeto que regulamenta o serviço oferecido por aplicativos como a Cabify. A lei, no entanto, é controversa, com medidas como classificar como público o serviço que é hoje privado. “Isso nos preocupa. A medida subverte o nosso modelo de negócio”, admite Velazco. Para entrar em vigor, a legislação vai passar por votação no Senado e precisa ainda ser sancionada pela presidência.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 24/05/2017
Nas grandes cidades adere-se rápido a novas tecnologias

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 26/05/2017
Audi mostra no Brasil R8, RS6 Avant e RS7 Sportback
AUTOINFORME | 16/05/2017
Venda diária volta a recuar para baixo de 8 mil
QUALIDADE | 15/05/2017
Iniciativa tem potencial para melhorar a qualidade de vida da população
INOVAÇÃO | 24/04/2017
Ter empatia com consumidor é essencial para o sucesso
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes