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12/04/2017 | 20h01

Mercado

Motos: vendas por CDC recuperam espaço

Modalidade superou consórcio e respondeu por 38% do segmento no 1º trimestre


MÁRIO CURCIO, AB

A participação do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) nas vendas de motos aumentou em quatro pontos porcentuais desde novembro de 2016 e respondeu neste primeiro trimestre por 38,2% das vendas do setor. Em movimento oposto, os consórcios recuaram de 34,5% para 30,6% no mesmo período.

A inversão dos números indicaria uma tendência de alta no segmento, já que o CDC foi a modalidade que elevou as vendas do setor para quase 2 milhões de unidades em 2011. “É exatamente esta a leitura que fazemos. Embora estes três primeiros meses de 2017 sejam um período curto, isso já nos dá um novo ânimo”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes de motocicletas. O CDC também supre a necessidade imediata pelo veículo, nem sempre possível por quem opta pelo consórcio. A alta indica ainda que os bancos estão dispostos a financiar.

- Veja aqui os números da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência

Recentemente, a Abraciclo e a Caixa Econômica Federal anunciaram um acordo de cooperação comercial para financiamento de motocicletas (veja aqui) que deve ajudar nesse crescimento do CDC: “Com o anúncio da Caixa, outros bancos tradição em financiamento de motos devem tomar medidas para atrair esse cliente também”, recorda Fermanian.

O executivo não descarta o uso de dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para compra de motos. “Sabemos que o principal destino desse dinheiro será o pagamento de dívidas. E isso pode levar o consumidor a entrar em um novo financiamento”, diz o presidente da Abraciclo.

Na história recente, porém, o consórcio ganhou destaque no setor de motos. Foi assim nos anos de 2009 e 2010. E de 2012 para cá a modalidade avançou pouco a pouco sobre o CDC até superá-lo em 2015.

MÉDIA DIÁRIA TAMBÉM ANIMA ABRACICLO

Depois de janeiro e fevereiro de 2017 registrarem médias diárias inferiores a 3,2 mil motos emplacadas, março chegou a 3,6 mil unidades/dia, número semelhante àquele anotado em dezembro (3,67 mil), tradicionalmente bom por causa do 13º salário. “Acreditamos em médias próximas a 3,6 mil até setembro e ligeira melhora nos meses finais. É assim que chegaremos às 890 mil unidades até o fim do ano”, estima Fermanian.

ATACADO E VAREJO

De janeiro a março as fábricas instaladas em Manaus repassaram às concessionárias 215,8 mil motos, desempenho semelhante ao mesmo período de 2016. Mas as 211 mil unidades emplacadas resultam no pior primeiro trimestre desde 2004 (leia aqui).

A Abraciclo revelou também os números de produção, que anotaram leve alta de 1,6% no trimestre, mas não foram capazes de impedir demissões em Manaus (veja aqui).

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