NOTÍCIAS
05/04/2017 | 17h17

AB

MDIC explica as bases da Indústria 4.0 no País

Secretário de Inovação fará palestra em evento de Automotive Business


REDAÇÃO AB

Marcos Vinicius de Souza, secretário de inovação do MDIC, confirma presença no Workshop Indústria 4.0
Com a confirmação da presença de Marcia Ogawa, sócia-líder para o setor de telecomunicações, mídia e tecnologia da Deloitte, como palestrante, está completo o programa do segundo workshop “A indústria 4.0 e a revolução automotiva”, que Automotive Business promoverá dia 8 de maio em São Paulo, no Centro de Convenções Milenium. A especialista em inovação tratará de temas relativos ao desenvolvimento de fábricas inteligentes no País, as chamadas smart factories, dentro dos conceitos de Indústria 4.0, criados na Alemanha, e Internet Industrial, concebidos nos Estados Unidos.

Enquanto as empresas de manufatura e serviços locais começam a se interessar pela Indústria 4.0, o governo trata de estabelecer as bases das novas instalações, construindo uma legislação que oriente a implantação das fábricas inteligentes em consonância com o que já existe em países europeus e Estados Unidos. O MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, também participará do encontro e enviará seu secretário de inovação, Marcos Vinicius de Souza, para explicar no Workshop como o País se integrará às legislações internacionais e incentivará as iniciativas pertinentes.

O programa do evento foi estruturado também para analisar as profundas transformações que ocorrem na indústria automobilística a partir das mudanças na área da mobilidade e com a iminência de lançamento de carros semiautônomos, capazes de compartilhar as decisões ao volante com os motoristas. Em paralelo deve evoluir a gestão das fábricas de veículos e seus fornecedores, com uma dose elevada de novas tecnologias, inteligência artificial, conectividade e aplicação da internet das coisas (IoT) como forma de tornar as operações mais produtivas e menos sujeitas a falhas. Em estágio avançado, as linhas de montagem passarão a ser totalmente integradas, entre si e com os fornecedores, possibilitando otimizar o controle sobre a produção e a customização dos produtos de acordo com os desejos do consumidor.

PROGRAMA

Marcelo Cioffi, diretor da Pricewaterhouse Coopers, abrirá o programa do workshop com um diagnóstico da indústria automobilística, explicando as dificuldades enfrentadas pelo setor e os cenários para a retomada dos negócios até 2023. A seguir Ricardo Bacellar, diretor para o setor automotivo da KPMG, elucidará as megatendências que vão mudar a face do setor.

Caberá a José Rizzo Hahn, presidente da Associação Brasileira de Internet Industrial e da Pollux Automação, apresentar os objetivos de sua entidade, que tem sede em Joinville (SC), em prol da implantação da Indústria 4.0 em seus primórdios no Brasil. Carlos Beato, vice-presidente da PTC para a América Latina, mostrará como é possível transformar ideias em iniciativas na evolução da Internet Industrial.

O desenvolvimento da Indústria 4.0 na Alemanha e sua implantação no Brasil serão tema da palestra de José Borges, head de estratégia de mercado e excelência da Siemens Digital Factory e Process & Drives, e Daniel Coppini, gerente de negócios do segmento automotivo da Siemens.

O programa do evento inclui uma rodada de debates com a presença de Daniel da Rosa, CEO da Thyssenkrupp; Edouard Mekhalian, diretor da Kuka Roboter; Renato Biondo, diretor comercial da Festo; Renato Orlando, head of business excellence da ZF América do Sul; e Ricardo Michelan, diretor de vendas e serviços para a indústria automotiva da T-Systems.

Para mais informações clique aqui

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 18/10/2017
Medidas simples e novos estudos ajudam na redução de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
AUTOINFORME | 19/10/2017
Hyundai produz em Ulsan 1,5 milhão de carros por ano
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018