Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 03/04/2017 | 17h08

Cetesb certifica IPT para homologar motores pesados

Laboratório poderá atender fabricantes e importadores de caminhões e ônibus

REDAÇÃO AB

A Cetesb, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, certificou o laboratório de motores do centro de tecnologia mecânica, naval e elétrica do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, para realizar homologações de motores de veículos comerciais pesados, como caminhões e ônibus, conforme o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos (Proconve P7), a sétima fase da legislação ambiental de emissões de veículos pesados, que entrou em vigor em 2012.

“O instituto complementa sua capacitação para realizar homologações de motores para veículos pesados, como caminhões e ônibus, podendo atender aos mercados de montadoras, importadores e fabricantes de motores”, informa o engenheiro do IPT, Marco Isola Naufal.

O executivo conta que o processo de acreditação foi realizado com a presença de dois técnicos da Cetesb, que avaliaram todos os parâmetros de teste, como pressões e temperaturas, e checaram os certificados de calibração de toda a instrumentação ligada ao sistema de controle da bancada com dinamômetro em um teste testemunhado.

A primeira acreditação do Cetesb no laboratório do IPT foi realizada no ano passado para dentro dos parâmetros da norma MAR-I (ISO 8178), referente a testes de motores que equipam máquinas agrícolas e rodoviárias.



Tags: Cetesb, IPT, homologação, motores, veículos comerciais pesados.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência