Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz moderniza cabine dos caminhões
Mercedes-Benz amplia opções em pacote de conforto para caminhões

Comerciais | 24/03/2017 | 18h18

Mercedes-Benz moderniza cabine dos caminhões

Atego, Axor e Actros ganham novos itens que priorizam conforto

SUELI REIS, AB

A Mercedes-Benz moderniza o interior da cabine dos caminhões Atego, Axor e Actros, a partir da ampliação do pacote Econfort, que inclui itens que priorizam conforto, economia de combustível e redução do custo de manutenção do veículo. Lançado em 2014, o pacote passa por sua terceira etapa de ampliação: a primeira, em 2015, com foco em consumo, e a segunda em 2016, em descontos na manutenção. Desta vez, as melhorias foram focadas no conforto ao motorista.

“As mudanças foram baseadas nos pedidos dos clientes e principalmente dos próprios motoristas: estamos entregando exatamente o que eles nos pediram nos últimos dois anos”, afirma o vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini.

Entre as novidades, estão os novos assentos do motorista e acompanhante. Com design totalmente novo, o projeto do novo banco partiu do zero e foi pautado em melhorar a ergonomia. Oferecido nas versões estático e pneumático, standard e conforto, o assento do motorista traz até 12 opções de regulagem a depender da versão, além de cinto de segurança integrado também para o passageiro. Com dois tipos de acabamento, tecido ou vinil, com possibilidade de combinação entre eles, o assento traz encosto com desenho mais confortável para as costas, apoios laterais e espessura aumentada em um centímetro com relação à versão anterior.

Entre as regulagens, estão ajuste do encosto das costas, baixar/levantar o assento pneumático, ajuste de altura do banco, ajuste de inclinação, amortecedor, amortecimento horizontal, ajuste horizontal, ajuste de profundidade, baixar/levantar encosto das costas e ajuste lombar, este último na versão conforto.

A Mercedes-Benz também melhorou o sistema multimídia com alguns opcionais, mantendo o rádio AM/FM com toca CD, MP3 e WMA, entradas auxiliares mini-USB, auxiliar e Bluetooth, distribuídos em três diferentes pacotes: preparação (antena, cabo e alto-falantes), básico (itens anteriores mais tweeter e rádio/CD) e conforto (todos os anteriores mais volante com comandos integrados para o rádio, Bluetooth e navegação no painel de controle). Completa o pacote o tacógrafo digital, de série para todos os caminhões da marca.


Novo volante multifuncional e assento com mais regulagens são destaque do novo pacote Econfort

Adicionalmente, a linha rodoviária do modelo Axor passa a contar com a versão da caixa de transmissão automatizada, que tem sensor de inclinação da via, versão que já estava presente no Actros.

“Chegamos à evolução do posto de trabalho do motorista. Além de um bom caminhão, ele precisa e merece um lugar com conforto e segurança e esta é uma maneira otimizada para entregar mais produtividade”, explica Leoncini.

Para o executivo, embora este investimento em melhorias represente maior valor agregado ao veículo, a Mercedes-Benz mantém sua estratégia de incorporá-la ao aumento do preço de seus caminhões de 10% e que foram anunciados em 2016. “Já reposicionamos o preço, mas quem faz o preço é o mercado”, afirma, ao se referir ao impacto dos novos itens no valor final do caminhão. “Às vezes tentamos repassar [os custos], mas entendemos o momento do cliente [crise]. Estamos atualmente trabalhando com um volume de mercado de 2009, com preços de 2011 e tecnologias Euro 5 insistentemente agregando valor”, analisa.

“Agora como marca líder do mercado temos mais responsabilidades e não vamos parar de investir em serviços e de ouvir as estradas. Esta é só a primeira parte da evolução do Econfort”, diz. Ele promete mais novidades para o ano, principalmente na Fenatran em outubro próximo, maior feira do setor de transportes no País, da qual a marca voltará a participar após ausência na última edição, em 2015 (leia aqui).



Tags: Mercedes-Benz, cabines, Atego, Axor, Actros, Econfort, Roberto Leoncini.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência