Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de caminhões podem encolher mais em 2017

Comerciais | 22/03/2017 | 16h54

Vendas de caminhões podem encolher mais em 2017

Carcon admite que resultados do início do ano frustraram expectativas

REDAÇÃO AB

Conteúdo apresentado por VIII Fórum da Indústria Automobilística

Depois do fraco começo de ano para as vendas de caminhões, a Carcon Automotive admite que as vendas do setor podem encolher novamente em 2017. “Nosso cenário mais pessimista é de uma nova queda, para apenas 48 mil unidades”, avalia Carlos Reis, presidente da consultoria. O resultado representaria contração de 4,4% sobre o já fraco resultado de 2016. Seria o quarto ano consecutivo de baixa nos emplacamentos de veículos do segmento. “O momento econômico segue ruim, muito afetado pelo cenário político. Ainda existem muitos caminhões parados”, diz.

Leia também:
- Brasil precisa olhar além do motor a combustão
- Setor de autopeças precisa exportar, mas não é fácil virar a chave

Com isso, a visão da consultoria é mais pessimista que a da Anfavea, que aposta em expansão das vendas de caminhões em 2017. Reis admite que, por enquanto, ainda há tempo para os negócios se aquecerem nos próximos meses, compensando a queda do início do ano. Ele diz que, se isso acontecer, o mercado pode chegar a 51 mil caminhões, com leve alta na comparação com o ano passado. “Se as coisas melhorarem muito podemos alcançar 58 mil veículos, mas esta é a projeção menos provável.”

O consultor revela que os frotistas e as empresas de transportes aguardam sinal consistente de melhora no cenário econômico para voltar a investir em caminhões novos. “A demanda segue fraca em março. A única boa notícia do mês é que o nível de estoques está regularizado, então a produção pode subir um pouco”, diz, mas sem esperar avanço consistente.

Carlos Reis fará análise completa do cenário para o setor de caminhões durante o VIII Fórum da Indústria Automobilística. Além de traçar as expectativas para o mercado, ele vai abordar as oportunidades para que as empresas amenizem os efeitos da crise.

O evento é o principal encontro de negócios do setor automotivo e acontece em São Paulo (SP) no dia 17 de abril, com debates sobre a cadeia produtiva, compras das montadoras e mercado, entre outros temas. Além de conteúdo, o Fórum traz feira tecnológica e exclusiva rodada de negócios com montadoras, sistemistas e a cadeia produtiva. Mais de 800 profissionais do setor automotivo já se inscreveram. Veja aqui a programação completa e garanta a sua participação.



Tags: caminhões, vendas, mercado, VIII Fórum da Indústria Automobilística.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência