Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen Golf feito no Brasil ganha nota máxima do Latin NCAP
Volkswagen Golf VII em teste de colisão frontal

Segurança | 15/03/2017 | 17h05

Volkswagen Golf feito no Brasil ganha nota máxima do Latin NCAP

Seat Ateca também recebe 5 estrelas nos novos padrões de teste de colisão

REDAÇÃO AB

O modelo Volkswagen Golf geração sete fabricado na unidade de São José dos Pinhais (PR) recebeu a nota de segurança máxima pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, na primeira bateria de testes realizados neste ano na região. Assim como o VW, o modelo Seat Ateca, fabricado no México, também recebeu cinco estrelas, tanto para a proteção de ocupante adulto quanto para a proteção do ocupante infantil.

Foram os dois primeiros modelos avaliados a partir dos novos padrões de testes de colisão, cujos protocolos ficaram mais rígidos em 2016: além do impacto frontal, também faz teste de impacto lateral e exige o controle de estabilidade (ESC) para conferir a nota máxima. Além disso, pela primeira vez o Latin NCAP concedeu um prêmio extra, o Advanced Awards, que reconhece os modelos cinco estrelas que incluem sistemas de prevenção de acidentes, como a frenagem autônoma de emergência (AEB), que em ambos os modelos é oferecido como opcional, e tecnologias de proteção de pedestres. Eles também oferecem até sete airbags.

Ambos os carros foram testados a pedido da própria montadora no chamado patrocínio, quando a fabricante pede ao Latin NCAP que realize os testes e paga todo o processo, enquanto o Latin NCAP escolhe uma unidade do modelo que será testado de forma aleatória. Neste teste foi utilizado uma versão brasileira do VW Golf VII. Já o Seat Ateca, fabricado no México e que é vendido em outros mercados da América Latina, é equipado com sete airbags, ESC e proteção para pedestres. Ambos têm padrão de segurança europeu.

“É uma grande conquista para o Grupo Volkswagen, que fabrica tanto o Volkswagen quanto o Seat, em ser os pioneiros em alcançar a máxima pontuação em segurança, conforme o novo protocolo. Agora que demonstraram que é possível, impulsionamos outros fabricantes da região a melhorarem seus carros e oferecer proteção cinco estrelas”, comemorou o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas. “Sentimo-nos particularmente à vontade com esses resultados, já que ambos os fabricantes foram além das cinco estrelas, ganhando o Latin NCAP Advanced Awards. Esses prêmios estimulam os fabricantes com melhor pontuação para eles oferecerem segurança ainda maior, e a Volkswagen e a Seat sem dúvida o conseguiram”.

“Esta é a primeira vez desde o novo protocolo estabelecido em 2016 que conseguimos bons resultados em nossa região”, comenta a presidente do Latin NCAP, María Fernanda Rodríguez. “Talvez para os NCAPs de outras regiões, por exemplo, nas quais são exigidas normativas ONU, isso seja muito normal, mas para nós é algo extraordinário. Espero que os governos possam entender que é totalmente viável exigir aos fabricantes de todas as marcas os padrões de segurança da ONU. Só assim poderemos reduzir o escandaloso número de mortes e lesionados de nossos países”.

Veja abaixo os vídeos com os testes de colisão e de ESC do Volkswagen Golf VII e do Seat Ateca:









Tags: Latin NCAP, Volkswagen, Seat, Golf, segurança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência