Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 09/03/2017 | 16h45

Produção de motos cresce 1,3% no bimestre

Fábricas de Manaus montaram menos de 150 mil unidades no período

MÁRIO CURCIO, AB

A produção de motos em fevereiro somou 67,3 mil motos, registrando queda comprensível de 17,5% em relação a janeiro por causa do menor número de dias úteis em razão do carnaval. Contudo, a comparação com fevereiro de 2016 também resulta em retração, neste caso de 5,4%.

No acumulado do bimestre foram feitas 149 mil unidades, com leve alta de 1,3%. Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes de motos instalados em Manuas (AM).

As vendas no atacado (das fábricas às concessionárias) somaram no acumulado do ano 135,1 mil motos, revelando pequeno acréscimo de 2,4% sobre o primeiro bimestre de 2016.

- Veja aqui um resumo dos números da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência

No varejo, as 128,1 mil motocicletas emplacadas resultaram em queda no pior primeiro bimestre desde o remoto 2004 (leia aqui). “O mercado ainda sofre com a falta de confiança do consumidor diante do contexto econômico e da retração na oferta de crédito. De qualquer forma, a entidade mantém diálogo com instituições financeiras públicas a fim de buscar alternativas de financiamento para estimular as vendas”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

As exportações do setor crescem, como já previa a Abraciclo. As fabricantes enviaram 11,4 mil unidades em janeiro e fevereiro, registrando alta de 29,8% sobre o mesmo período de 2016.

Nas projeções da associação, a maior perspectiva de crescimento este ano (embora com pequenos volumes) é para exportações. As fábricas instaladas em Manaus esperam enviar este ano 93 mil unidades ao exterior, o que resultaria em alta de 66% sobre 2016.

Já a estimativa para produção é de 910 mil motos (+2,2%). As vendas no atacado devem ser somar 825 mil unidades (-4,1%) e os emplacamentos, 890 mil emplacamentos (11,1%).



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, emplacamentos, produção, Marcos Fermanian, exportações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência