Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 02/03/2017 | 15h33

Wabco lança solução que melhora aerodinâmica de caminhões

Painel é apresentado em feira de tecnologias para transporte nos EUA

REDAÇÃO AB

A Wabco lança nos Estados Unidos durante a TMC Annual Meeting and Transportation Technology Exhibition, feira dedicada a tecnologias do setor de transportes, um painel que instalado na parte traseira dos caminhões ajuda a melhorar a aerodinâmica da carreta. Denominado OptiFlow, o equipamento é feito com um termoplástico injetado, de material extremamente leve, durável e resistente ao desgaste das intempéries e vibrações. É oferecida nas versões AutoTail e Tail: a primeira retrai os painéis de forma automática, enquanto a segunda, de forma manual.

Em sua versão automática, o OptiFlow retrai os painéis com base na velocidade do veículo, a partir de sensores ligados ao ABS também Wabco no caminhão. Segundo a empresa, seu uso confere economia de combustível em até 4,3% em rodovias e reduz as emissões de CO2 em até 4,8 toneladas/ano por reboque. A retração automática também melhora o grau de manobras principalmente em áreas urbanas onde os reboques ficam próximos a mais objetos.

A versão OptiFlow Tail também oferece economias de combustível idêntica à anterior e é facilmente atualizável para a versão automática.

“Estamos orgulhosos de apresentar uma série de soluções aerodinâmica inovadoras na América do Norte que irá melhorar a eficiência dos veículos comerciais para os operadores de frota e empresas de transporte”, declarou o presidente da Wabco para as Américas, Jon Morrison. “Com base em nossa experiência em aerodinâmica, design e fabricação, oferecemos soluções que ajudará nossos clientes de frota a cumprir os novos regulamentos de emissões de gases de efeito estufa nos EUA que entram em vigor em janeiro de 2018”, completou.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) emitiu novos padrões para a emissão de gases de efeito estufa que determinam a redução de CO2 por uma ampla gama de veículos comerciais, tais como caminhões, ônibus e comerciais leves de carga em aproximadamente 25% menos em comparação aos níveis atuais. Os regulamentos devem impulsionar as fabricantes a buscar alternativas que ajudem nas reduções, por meio de uma mistura de tecnologias, incluindo aerodinâmica, melhoras no peso e soluções em pneus. Os reguladores esperam que o custo adicional do cumprimento das normas seja compensado pela economia de combustível.



Tags: Wabco, aerodinâmica, caminhões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência