Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volume de financiamentos recua 8,8% em janeiro

Crédito | 13/02/2017 | 18h53

Volume de financiamentos recua 8,8% em janeiro

Contratos somaram 82,3 mil unidades; há um ano, este total era de 90,2 mil

REDAÇÃO AB

Com a queda de 5,2% dos emplacamentos em janeiro (leia aqui) cai também o número de financiamentos de veículos novos: o volume ficou 8,8% abaixo do registrado em igual mês de 2016: foram 82.317 automóveis, comerciais leves e pesados comprados a prazo no primeiro mês de 2017 contra as 90.279 unidades registradas há um ano, de acordo com dados divulgados na segunda-feira, 13, pela Cetip. Os dados consideram as aquisições realizadas via CDC (crédito direto ao consumidor), leasing e consórcios.

- Veja aqui os dados de veículos financiados em janeiro;
- Veja aqui mais dados de financiamentos de veículos;
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência.

Com relação a dezembro, a queda é mais acentuada uma vez que o último mês do ano é sempre mais forte em termos de volumes de vendas. Nesta comparação, houve recuo de 23,1%, tendo dezembro registrado o financiamento de pouco mais de 107 mil unidades.

Por segmento, o de leves apresentou queda menor nas duas comparações: com 79.333 unidades financiadas em janeiro, a retração sobre mesmo mês de 2016 ficou em 7,3%, enquanto sobre dezembro o tombo é de 22,4%.

Para o de comerciais pesados, houve recuo de 36% sobre dezembro e de 37% com relação a dezembro de 2016. Neste primeiro mês do ano, o mercado registrou o financiamento de apenas 2.984 veículos, entre caminhões e ônibus.

Os usados tiveram desempenho melhor ao totalizar 260 mil veículos financiados no mês passado, entre leves e pesados: o volume é 20,2% maior que o de financiamentos realizados em janeiro de 2016. Contudo, sobre dezembro, o recuo foi de 7%. O total de automóveis e comerciais leves usados financiados no primeiro mês do ano somaram 250,4 mil unidades, superando janeiro do ano anterior em 20,6%.

O financiamento de pesados usados também aumentou no início do ano, passando de 8,7 mil unidades para 9,5 mil em um ano.

O CDC – crédito direto ao consumidor – foi responsável por mais de 83% dos financiamentos realizados em janeiro deste ano. O consórcio segue como a segunda maior opção do consumidor que opta por comprar veículos a prazo, com 14,1% dos financiamentos. O leasing respondeu por apenas 0,7%.



Tags: Financiamentos, crédito, Cetip, CDC, leasing, consórcio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência