Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
GM cancela exportações ao México e confirma férias em São José
Trabalhadores da GM se reúnem em assembleia em São José dos Campos

Trabalho | 09/02/2017 | 20h31

GM cancela exportações ao México e confirma férias em São José

Fábrica de São Caetano também dará férias, estende layoff e abre PDV

REDAÇÃO AB

A General Motors confirmou ao sindicato de São José os Campos (SP) que as férias coletivas na unidade se deve a um cancelamento das vendas de 15 mil veículos que seriam enviados para o México. Em uma reunião realizada na quarta-feira, com os representantes dos metalúrgicos, a diretoria da montadora alegou que as vendas foram canceladas em razão da política comercial prevista para ser adotada pelo novo presidente dos Estados Unidos com relação a México, que deve passar por um período de instabilidade comercial.

A medida, anunciada no dia 1º deste mês afeta 2.200 do total de 5 mil trabalhadores que atuam na unidade, onde são fabricados os modelos S10 e Trailblazer. Eles ficarão em casa entre 13 de fevereiro e 2 de março próximo. Segundo o sindicato, as vendas para o México representam 27% da produção total da GM em São José dos Campos.

Em assembleia realizada na manhã da quinta-feira, 9, os trabalhadores aprovaram uma mobilização na fábrica contra a ameaça de cortes de empregos. Uma nova reunião entre a entidade e a GM está agendada para a próxima quarta-feira, dia 15.

“Quando Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, o governo brasileiro disse que seria uma oportunidade para o Brasil vender seus produtos. No entanto, o que vemos é o contrário. No Vale do Paraíba, empresas como GM, Volkswagen e Embraer dependem diretamente das exportações, que registraram alta no último período e ajudaram a segurar os empregos. Este quadro agora está ameaçado e o governo brasileiro precisa tomar providências”, afirma o presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

O sindicato diz que vai pedir uma audiência pública com os ministros do MDIC e das Relações Exteriores para debater o assunto das exportações ao México.

FÁBRICA EM SÃO CAETANO TAMBÉM TERÁ FÉRIAS COLETIVAS E ABRE PDV

A unidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, também dará férias coletivas para 6 mil trabalhadores entre 25 de fevereiro e 27 de março. Além disso, a empresa estendeu por mais 70 dias o layoff de 754 empregados, cujo prazo encerraria na quinta-feira, 9.

O novo período passa a valer do dia 10 deste mês até 19 de abril próximo. Segundo o sindicato local, a GM alegou ajustes na produção devido à queda geral do mercado de veículos.

Também foi aberta em São Caetano um programa de demissão voluntária (PDV) para os empregados horistas entre os dias 8 e 13 deste mês.



Tags: General Motors, GM, sindicato, férias coletivas, México, PDV, programa de demissão voluntária, São José dos Campos, São Caetano.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência