Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Importadores têm queda de 47% em janeiro

Mercado | 07/02/2017 | 17h39

Importadores têm queda de 47% em janeiro

Sócios da Abeifa vendem menos de 2 mil e representam 1,35% do mercado

REDAÇÃO AB

O ano também começou devagar para o segmento de veículos importados. Em janeiro os importadores associados à Abeifa venderam apenas 1.945 unidades, volume 47% menor que o registrado há um ano, quando os licenciamentos somaram 3.672, segundo dados divulgados na terça-feira, 7, pela pela entidade que reúne importadoras e fabricantes. O total importado pelas 18 marcas associadas representou 1,35% dos veículos emplacados no primeiro mês do ano, que foi de 143,5 mil unidades, e 12% de todos os carros estrangeiros vendidos no Brasil no mês passado.

- Veja aqui os dados de emplacamentos da Abeifa.

- Veja aqui outras estatísticas em nossa página Inteligência AB.


Com relação a dezembro, quando os importadores licenciaram 3.336 unidades, houve recuo de 41,7%, aponta a entidade.

“Os primeiros meses do ano são, historicamente, muito fracos para o setor automotivo, mas no caso dos veículos importados os baixos volumes de vendas são preocupantes, sobretudo porque estamos contingenciados por sistema de cotas, até o limite de 400 unidades por mês, ou 4.800 unidades anuais, sem os 30 pontos porcentuais adicionais de IPI. Fora dessas cotas, os nossos produtos perdem competitividade nos preços ao consumidor final”, argumenta o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini.

A produção de veículos pelas associadas da Abeifa fechou janeiro com 973 unidades, acima das 634 de janeiro do ano passado. Este volume representa 0,77% do total produzido pela indústria nacional, que foi de 149,2 mil automóveis em janeiro. Com os totais somados – importados e produção nacional -, a participação da Abeifa fica em 2,88% em janeiro de 2017.



Tags: Importados, emplacamentos, vendas, Abeifa, José Luiz Gandini.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência