Silvio de Barros encara com otimismo o cenário atual para o mercado de caminhões
Comerciais
|
02/02/2017
|
14h48
Meritor: otimismo na retomada do mercado de caminhões
Fabricante de eixos percebe sinais de recuperação na economia
PAULO RICARDO BRAGA, AB
Silvio Barros, diretor geral e vice-presidente da Meritor para a América do Sul, demonstra otimismo em relação à retomada do mercado de caminhões. Ele disse a Automotive Business que a Lava Jato pode colocar alguma morosidade na recuperação do segmento, mas é preciso lembrar que a crise tem sido longa e, em razão disso, há demanda reprimida. Ele lembra que as vendas de caminhões estão em patamares similares aos do ano 2000, quando o PIB per capita e a renda agrícola eram um terço dos atuais.
O executivo enumera também outras razões para justificar suas expectativas, como a aprovação da PEC dos gastos que, segundo ele, traz maior previsibilidade à economia, a queda dos juros, que sinaliza controle da inflação e queda no custo de investimento. “Precisamos investir com urgência em infraestrutura”, alerta o executivo da fabricante de eixos para veículos pesados.
Há mais na lista: perspectiva positiva para a aprovação da reforma da previdência, liberação das contas inativas do FGTS, que pode injetar R$ 40 bilhões na economia, e uma super-safra, 15% acima da última e com receita de R$ 240 bilhões no mercado. Objetivamente, ele considera que o inventário da frota de caminhões deixa a desejar e tanto fabricantes dos veículos quanto os concessionários vão forçar a produção para não perder as consultas de novos clientes.
Finalmente, para embasar seu otimismo, Barros diz que o volume de novas consultas (que precedem os pedidos efetivos) aumentou durante janeiro e indicam os números dos mais elevados dos últimos dois anos, segundo depoimento de alguns fabricantes de caminhões.
A evolução do mercado de veículos do segmento estará em pauta no Fórum da Indústria Automobilística, promovido por Automotive Business dia 17 de abril, em São Paulo, com a presença de representantes de fabricantes de caminhões como Ford, MAN e Mercedes. Veja aqui.
Tags: Meritor, caminhões, mercado, Silvio de Barros.