Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 01/02/2017 | 13h00

VW comemora 200 mil Up! feitos no Brasil

Novo marco coincide com início de exportações do compacto para a Colômbia

REDAÇÃO AB

A produção brasileira do VW Up! alcançou 200 mil unidades. De acordo com a montadora, o feito coincide com a abertura de um novo mercado para o modelo montado em Taubaté (SP).

O compacto passa a ser exportado para a Colômbia, em adição a México, Argentina, Uruguai, Peru, Paraguai, Costa Rica, Colômbia e Curaçao.

Para o lançamento do modelo em 2014, a Volkswagen investiu R$ 1,2 bilhão em Taubaté (veja aqui), a única a fazer o compacto no País. Com projeto moderno, ele chegava para substituir a versão antiga do Gol, que saíra de linha.

O carro poderia ter devolvido a liderança à marca Volkswagen (leia aqui), mas a retração de mercado e aumento da concorrência atrapalharam o desempenho da montadora.

O melhor ano de vendas para o Up! foi 2014, com 58,9 mil unidades emplacadas. Em 2016 foram 38,3 mil. O carrinho nunca terminou o ano entre os dez mais vendidos. Sua melhor colocação foi em 2015, com o 12º lugar entre os automóveis ou 14º se incluídos os comerciais leves Fiat Strada e VW Saveiro.

A reviravolta do mercado tirou até mesmo o trono do Gol, que por 27 anos foi o carro mais vendido do País. Em 2013, último ano do reinado, foram 255 mil unidades na soma das gerações antiga e atual. Em 2016 fechou em oitavo, com 57,4 mil unidades.



Tags: VW, Up!, Volkswagen, Taubaté, Gol, Voyage.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência