Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mobilidade | 31/01/2017 | 15h00

Hyperloop Technologies terá centro de desenvolvimento na França

Objetivo é impulsionar projeto do sistema de transporte rápido

REDAÇÃO AB

A Hyperloop Transportation Technologies (HTT) anunciou a instalação de estrutura de pesquisa e desenvolvimento na cidade francesa de Toulouse, conhecida como polo da indústria aeroespacial. O empreendimento é uma iniciativa da companhia em parceria com o governo local e será instalado em área de 3 mil metros quadrados. A ideia é estabelecer cooperação com outras empresas e startups da região para acelerar o avanço da solução de transporte rápido.

Ainda que precise de alguns bons anos de desenvolvimento, o sistema é visto como grande promessa para o futuro, com capacidade para fazer deslocamentos de 1,2 mil quilômetros em apenas uma hora. O Hyperloop exige a construção de túneis para abrigar as cápsulas de transporte. A grande sacada da tecnologia está no uso de sistemas de ar e energia magnética para fazer o deslocamento sem contato e, portanto, sem atrito.

A iniciativa é mais uma ideia de Elon Musk, cofundador do Paypal, criador da montadora de veículos elétricos Tesla e ainda da SpaceX, empresa de transporte espacial que tem a ambiciosa missão de desbravar Marte. Em 2013 o executivo divulgou o projeto e saiu em busca de investidores dispostos a apostar no Hyperloop. Duas empresas se formaram com a missão de tornar o projeto realidade: a Hyperloop Transportation Technologies e a Hyperloop One. Por enquanto a primeira parece estar se saindo melhor no desafio.

Líderes da HTT apontam que, ao instalar a centro de desenvolvimento em Toulouse, a companhia terá acesso a engenheiros altamente especializados e poderá ainda firmar uma série de parcerias com empresas da região. A empresa destaca que, além de velocidade, o novo sistema de transporte pode oferecer alta performance, flexibilidade e conforto.

O empreendimento na França é o segundo grande anúncio da HTT desde o início de 2017. A companhia divulgou investimento de US$ 100 milhões no desenvolvimento da tecnologia e assinou contrato na República Tcheca para a instalação do Hyperloop para interligar a cidade de Brno com a Bratislava, na Eslováquia.



Tags: Hyperloop, tecnologia, transporte, mobilidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência