Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Máquinas | 26/01/2017 | 18h51

Case IH comemora 175 anos em 2017

Marca é uma das pioneiras no setor de máquinas e equipamentos nos EUA

REDAÇÃO AB

A Case IH, uma das marcas de máquinas e equipamentos agrícolas que hoje está inserida no Grupo CNH Industrial, comemora neste 2017 nada menos que 175 anos de fundação. A história começa com Jerome Increase Case, em Racine, no estado de Wisconsin (EUA), onde o fundador instalou a Racine Threshing Machine Works para a produção de uma máquina projetada para acelerar a separação dos grãos após a colheita.

Os primórdios da companhia estão estreitamente relacionados aos da economia agrícola dos Estados Unidos, quando os pioneiros americanos migraram para o Oeste do país e estabeleceram novas fazendas que alimentavam os crescentes centros populacionais do leste. Data de 1869 o primeiro trator da Case movido a vapor, que embora montado sobre rodas, era puxado por cavalos e usado somente para acionar outras máquinas. O trator a vapor com de tração autopropulsada só veio em 1876, substituindo rapidamente os cavalos, fazendo da J.I. Case Threshing Machine Company a maior fabricante de máquina a vapor em 1886.

Em 1902, cinco empresas se uniram a formaram a International Harverster Company, em Chicago, negócio intermediado pessoalmente por J.P. Morgan, banqueiro americano que dominava as finanças corporativas e a consolidação industrial da época. Foi beste contexto, em 1915, que a Case fabricou sua primeira colheitadeira e, em 1923, introduziu o primeiro trator para colheita em fileiras do mundo, do qual foram vendidos mais de 5 milhões de unidades. Já em 1977, lançou a colheitadeira rotativa exclusiva de um só rotor.

Anos depois, em 1985, a Case IH foi criada, época em que a Case comprou a divisão agrícola da International Harverster (IH), tendo seu primeiro produto, o trator Magnun, de 160hp, lançado em 1987, tornando-se um dos produtos Case mais conhecidos, com mais de 150 mil unidades vendidas.

Atualmente, a Case possui amplo portfólio de equipamentos agrícolas. Uma de suas últimas inovações é o conceito de trator autônomo, capaz de operar sozinho sem a necessidade de um condutor, apresentado na Farm Progress Show 2016, nos Estados Unidos.

Na América Latina, a história da Case IH tem início no ano de 1890 com a inauguração da filial em Buenos Aires, na Argentina. Esse foi seu segundo escritório internacional, depois da Inglaterra. Já no Brasil, em 1977, é inaugurada a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo. No ano seguinte, 1978, iniciam-se as operações de sua unidade em Piracicaba, também no estado paulista. Hoje, essa planta é responsável pela produção de todo maquinário de cana- de-açúcar da marca no mundo.

“O 175º aniversário da Case IH é a prova de muitos anos de qualidade, perseverança e progresso. Também é uma ocasião para refletir sobre nossos princípios de engenharia inovadora, potência eficiente e design agronômico, uma filosofia que prosseguirá no futuro”, declara o presidente da Case IH, Andreas Klauser.

“Quando olho para a enorme transformação que se deu na agricultura durante os últimos 175 anos, é muito empolgante pensar no que poderíamos conquistar nos próximos 175 anos. Tenho certeza de que isso será discutido durante nossas comemorações junto com os clientes, distribuidores e funcionários”, conclui.



Tags: Case IH, máquinas agrícolas, 175 anos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência