Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen Truck & Bus desenvolve comboio virtual para caminhões

Tecnologia | 19/01/2017 | 19h22

Volkswagen Truck & Bus desenvolve comboio virtual para caminhões

Companhia aposta na tecnologia em dois projetos com a Scania e a MAN

REDAÇÃO AB

A Volkswagen Truck & Bus faz investida para avançar com a tecnologia que permite criar comboios virtuais de caminhões nas estradas. A ideia é usar conectividade, geolocalização e direção autônoma para permitir que os veículos se agrupem nas vias e façam deslocamentos com mais eficiência e segurança. Para tornar o projeto realidade, a companhia investe em dois projetos.

A primeira iniciativa envolve a marca Scania, que vai testar e desenvolver uma solução de comboio virtual em Singapura. O sistema prevê a formação de fileiras com quatro caminhões, que percorrerão distâncias de até 10 quilômetros em estradas públicas, transportando carga entre terminais portuários. O primeiro motorista vai determinar a velocidade e a direção e os outros veículos seguirão o trajeto de forma autônoma.

O projeto foi encomendado pelas autoridades de transporte do país, que buscam soluções para a alta densidade populacional e para a dificuldade de contratar condutores. A primeira fase dos testes aconteceu na fábrica da Scania em Södertälje, na Suécia.

A outra iniciativa para desenvolver comboio virtual envolve a MAN, que firmou parceria com a operadora logística DB Schenker. É a primeira cooperação entre uma operadora e uma empresa de transportes com foco na tecnologia. A ideia é fazer testes em condições reais e por um longo período para construir banco de dados relevante. A partir de 2018, as empresas pretendem colocar um comboio para operar na estrada alemã que liga as cidades de Munique e Nuremberg. Na etapa seguinte, o plano é usar o sistema de comboio no complexo da própria DB Schenker.

Segundo a Volkswagen Truck & Bus, a tecnologia é uma solução para melhorar a fluidez em estradas e vias cada vez mais cheias de veículos. A companhia aponta que os comboios virtuais poderão contribuir para reduzir o consumo de combustível em até 10%, além de diminuir significativamente o risco de acidentes.



Tags: Volkswagen Truck & Bus, MAN, Scania, comboio virtual, tecnologia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência