Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford antecipa novo EcoSport em Detroit
O novo EcoSport no estande da Ford em Detroit: lá, sem estepe pendurado na traseira

Lançamentos | 12/01/2017 | 20h00

Ford antecipa novo EcoSport em Detroit

SUV repaginado aparece sem estepe traseiro, que será mantido no Brasil

PEDRO KUTNEY, AB | De Detroit (EUA)

O novo EcoSport de cara nova e sem estepe na traseira (que será mantido no Brasil) é exibido como um dos destaques da Ford no Salão de Detroit. Com direito a exposição em plataforma rotatória, o modelo que inaugurou o segmento de utilitários esportivos compactos é com certeza a maior novidade do evento para os mercados latino-americanos, especialmente o Brasil, onde nasceu o projeto original e será o primeiro mercado mundial de lançamento, no segundo semestre deste ano, primeiro as versões 4x2 com motores 1.5 (novo) e 2.0 e um pouco mais à frente a opção AWD, com tração integral.

Com certa dose de exotismo – e para preservar as vendas já em declínio da geração anterior do EcoSport, lançada em 2012 –, a Ford não exibiu a nova geração do modelo no Salão de São Paulo, em novembro, e decidiu apresentar a cara nova do SUV pela primeira vez nos Estados Unidos, onde o carro fará sua estreia só em 2018 e deve chamar pouco a atenção da maioria do público norte-americano em Detroit, bem mais interessado no enormes utilitários esportivos e picapes – como é o caso, no mesmo estande da Ford, da nova picape F-150, há 40 anos o modelo de veículo mais vendido dos Estados Unidos. Por isso um SUV compacto de entrada parece um tanto quanto deslocado e exótico no mais radicional salão de automóveis dos EUA, mas também tentará a sorte como opção mais barata (em torno de US$ 15 mil) em um mercado que tem espaço para todos.

O EcoSport apresentado em Detroit foi feito na Índia, país que abastece o modelo também para o mercado europeu. Para aproveitar o tratado de livre comércio do Nafta entre Canadá, Estados Unidos e México (Nafta) enquanto ele ainda existe (o presidente eleito Donald Trump quer taxar as importações de veículos mexicanos), o plano da Ford é produzir no México o EcoSport que será vendido na América do Norte – o que significa dizer que a fábrica brasileira de Camaçari (BA) deverá em breve perder um mercado de exportação do SUV.

NOVA CARA, INTERIOR E MOTORIZAÇÃO

O EcoSport exibido em Detroit apresenta mudanças no design externo, principalmente na dianteira, com conjunto óptico redesenhado e grade sextavada maior do que a atual, em formato único ligando capô ao para-choque com o logo oval da Ford fixado no meio. Assim o SUV fica atualizado com o design global da Ford.

Na traseira as alterações são bem mais sutis, mas o que chama mais atenção é a ausência do estepe do lado de fora, que no Brasil será mantido para não comprometer o espaço já pequeno do porta-malas. Explica-se: ao contrário do mercado brasileiro, nos Estados Unidos e Europa a legislação não exige o estepe e o carro pode ser vendido apenas com kit de reparo rápido. Só em uma próxima geração completamente reprojetada o EcoSport eventualmente poderá acomodar o pneu sobressalente embaixo do porta-malas, como acontece com a maioria dos carros, inclusive os hatches compactos.

No interior o painel foi redesenhado, com novo quadro de instrumentos e a nova geração do sistema de infoentretenimento Sync 3 da Ford, agora com uma avantajada tela sensível ao toque no centro do painel.

Por baixo do capô, só seguirá igual o motor 2.0 Duratec importado do México, que desenvolve 178 cv com etanol. Para o mercado sul-americano a maior novidade será o motor Dragon 1.5 de três cilindros, em substituição ao 1.6 atual. O novo propulsor tem injeção direta de combustível, bloco e cabeçote de alumínio, e gera cerca de 130 cv. A fábrica de motores da Ford em Taubaté (SP) já está sendo preparada para produzir o Dragon 1.5, que deverá equipar outros modelos da marca no país com a promessa de ser o mais potente e econômico motor 1.5 aspirado no Brasil.

Além dessas duas opções de motorização, nos mercados europeus e norte-americanos o novo EcoSport também terá a versão Ecoboost 1.2 com turboalimentação. Ainda não está confirmado se esta opção também será oferecida no mercado brasileiro.

Outra novidade serão as opções de transmissão. O novo EcoSport deve adotar câmbio manual de seis marchas ou automático de seis. Após muitos problemas no pós-venda, será abandonada a transmissão Powershift (automática de dupla embreagem), não só no Brasil, mas em todo o mundo. A alemã Getrag, que pertencia à Ford e fornecia a Powerhift, foi vendida à canadense Magna em 2015.



Tags: Ford, EcoSport, novo EcoSport, Detroit, Salão de Detroit, lançamento, motor Dragon.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência