NOTÍCIAS
11/01/2017 | 20h23

Eventos

CES parece salão do automóvel, mas é feira de eletrônicos

Montadoras intensificam presença no maior evento de tecnologia do mundo


GIOVANNA RIATO, AB

Há alguns anos segue em expansão a presença das fabricantes de carros na CES, a Consumer Electronics Show, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos e é considerada a maior feira de tecnologia do mundo. Nenhuma outra edição, no entanto, superou a de 2017, que aconteceu entre 9 e 12 de janeiro e contou com presença massiva das montadoras e de fabricantes de autopeças. A participação não foi só para bater cartão no evento, mas para efetivamente mostrar uma série de novidades e reforçar que o carro é cada vez mais um gadget, um dispositivo, do que um bem de consumo durável e analógico.

Com isso, a feira futurista ganha ares de salão do automóvel, mostrando novidades das montadoras e traçando as tendências para o futuro. Além da tecnologia digital que domina a mostra, a diferença entre a CES e um evento tradicional do setor automotivo é que ali é quase pecado chamar uma empresa de montadora ou de sistemista. Com a participação no evento, estas companhias querem se posicionar como provedoras de soluções, de tecnologia, voltadas à experiência do consumidor.

Este último é, aliás, um mantra da CES e do mundo digital. Reduzir a fricção entre o que o cliente quer e a experiência que o produto oferece é o objetivo que faz com que todas as empresas automotivas invistam em internet das coisas, direção autônoma e conectividade com o uso de recursos como big data e geolocalização.

Uma aposta clara das companhias é combinar estes sistemas com recursos de inteligência artificial para tornar a experiência no veículo mais personalizada e fazer do carro um assistente digital do condutor. Definitivamente não basta mais apenas transportar as pessoas de um ponto ao outro. O carro precisa de tanto conteúdo, informação e interação quanto um smartphone.

Firmar parceria com startups de tecnologia foi um meio encontrado pelas companhias automotivas para encurtar o caminho para entregar estas novidades ao consumidor e construir credibilidade no novo universo digital. Vale tudo para ganhar espaço no seleto grupo de empresas disruptivas, capazes de transformar negócios e comportamentos por meio da inovação.

Conheça abaixo algumas das novidades das empresas do setor automotivo na CES 2017:

FORD
As principais novidades da companhia são aplicativos e soluções ligadas à terceira geração do sistema de conectividade Sync. Em parceria com a IBM, a companhia implantou ao sistema o Watson, conhecido sistema de inteligência artificial da empresa de TI que funcionará como um assistente digital com capacidade para responder perguntas do motorista usando dados do carro, de geolocalização e do comportamento do condutor ao volante.

A montadora lançou ainda aplicativo para pagamento que permite, por exemplo, procurar o posto mais próximo e efetuar o pagamento da gasolina por comando de voz. Outra novidade é o DriveScore, que calcula o preço do seguro do carro com base em dados de condução. A companhia lançou ainda novidade na área de wearables, tecnologias vestíveis. Clientes que têm smartwatches da Samsung poderão sincronizar o relógio com o Sync e monitorar o automóvel à distância, checando, por exemplo, onde está estacionado.

JAGUAR LAND ROVER
A fabricante anunciou parceria com a CloudCar, especializada em conectividade veicular. A JLR investirá US$ 15 milhões na startup e passará a usar a plataforma de serviços de armazenamento na nuvem da empresa. A tecnologia deve ajudar a melhorar o infoentretenimento e aumentar a personalização dos veículos.

NISSAN
Carlos Ghosn, CEO da companhia, levou ao evento novidades que pretendem aumentar a segurança dos carros e reduzir o nível de emissões de poluentes. As medidas fazem parte da filosofia Intelligent Mobility adotada pela marca:
• Uso da tecnologia Seamless Autonomous Mobility (SAM) para acelerar o avanço dos carros autônomos nas ruas. O sistema une inteligência artificial que, com o suporte humano, ajuda o veículo a tomar decisões em situações imprevisíveis;
• Em parceria com a DeNA, Nissan vai trabalhar no desenvolvimento de veículos comerciais autônomos. Plano é levar tecnologia ao mercado até 2020;
• Montadora pretende lançar o elétrico Leaf equipado com o sistema ProPilot, que tem função autônoma em rodovias de pista única;
• Aliança Renault-Nissan vai manter parceria com a Microsoft com foco em carros conectados e avança no desenvolvimento de um assistente digital.

VOLKSWAGEN
O destaque foi o carro conceito Visionary I.Id., que combina conectividade, motorização elétrica e direção autônoma. A ideia do modelo, aponta a empresa, é usar plataforma digital para customizar a experiência ao volante, adequando o carro aos desejos e necessidades do cliente. Tudo é configurável, inteligente e intuitivo no modelo.

TOYOTA
A montadora japonesa fez aposta parecida com a da Volkswagen ao apresentar o protótipo Concept-i. O sistema de inteligência artificial do carro se adapta às emoções e ao comportamento dos ocupantes, além de se adaptar ao ambiente.

AUDI

A marca de luxo intensifica parceria com a empresa de tecnologia NVIDIA. A cooperação trabalhará para colocar no mercado carros com elevado nível de inteligência artificial a partir de 2020. A ideia é que os automóveis usem machine learning para entender o ambiente e determinar rotas seguras em modos autônomos de condução.

BMW
A fabricante apresentou na CES novidades que seguem o mantra direção autônoma e conectividade inteligente e customizada, com uma série de produtos e conceitos que destacam este novo olhar para a experiência de condução. Um deles, o sistema de conectividade inteligente, promete atuar como um assistente digital e mudar a maneira como as pessoas planejam a vida diária. Uma das funções permite, por exemplo, que o condutor tenha acesso a informações dos prédios e construções pelas quais ele passa em sua rota.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/03/2017
Honda WR-V, Toyota Corolla e Nissan Frontier estrearam de 13 a 17 de março

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 23/03/2017
Especulações sobre venda da FCA tomam o noticiário
AUTOINFORME | 22/03/2017
GM e Ford também aumentaram as vendas no bimestre
QUALIDADE | 21/03/2017
Jovens buscam solução de mobilidade e querem permanecer conectados
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
INOVAÇÃO | 13/02/2017
Precisamos de bons exemplos que marcaram a história pela capacidade de ousar e criar
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes